CIDADES

min de leitura - #

Comarcas eleitorais da região preparam convocação de mesários

Edison Costa

| Edição de 07 de julho de 2022 | Atualizado em 07 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Comarcas eleitorais da região preparam convocação de mesários

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Comarcas eleitorais de toda a região estão preparando a lista de mesários que serão convocados para trabalhar nas eleições de 2 de outubro deste ano. Nas três maiores comarcas da região – Apucarana, Arapongas e Ivaiporã – serão chamadas 2.794 pessoas para colaborar com a Justiça Eleitoral durante a votação. Trabalho ainda está em fase de listagem dos nomes, devendo estar concluído até início de agosto.

Segundo a chefe da 28ª Zona Eleitoral da Comarca de Apucarana, Andrea Silva Milanin, nos três municípios da comarca, que abrange também Cambira e Novo Itacolomi, serão convocados 1.224 mesários, sendo 1.124 em Apucarana, 68 em Cambira e 32 em Novo Itacolomi. Eles vão trabalhar em 306 secções eleitorais distribuídas em 32 pontos de votação nos três municípios.

Milanin explica que por enquanto a Justiça Eleitoral está inserindo no sistema eletrônico a lista de todos os possíveis mesários. Assim que o sistema estiver completo, a convocação será feita através de disparo direto pelo WhatsApp, o que deve acontecer no final da próxima semana.

Além dos mesários, serão convocados mais 200 colaboradores de apoio às eleições, que inclui roteiristas, auxiliares de montagem das urnas, transmissores de dados, administradores de prédio e auxiliares de acessibilidade.

“O que a gente espera é que os convocados deem retorno confirmando sua participação ou não como mesários, assim que receberem a convocação”, afirma Andrea, salientando que aqueles que não puderem trabalhar terão que ser substituídos por outros em tempo hábil.

Na Comarca de Arapongas, que inclui Sabáudia, serão convocados 1.024 mesários, sendo 956 em Arapongas e 68 em Sabáudia. Além disso serão chamados para trabalhar ainda mais 70 colaboradores de apoio.

De acordo com a chefe da 61ª Zona Eleitoral, Mariângela de Souza Mello, por enquanto está sendo elaborada uma lista dos possíveis mesários para inclusão no sistema eletrônico da Justiça Eleitoral. Assim que o trabalho esteja concluído a convocação será feita mediante envio de mensagens pelo WhatsApp. Esta primeira convocação vai até 3 de agosto. Depois, haverá um tempo para substituição daqueles que não puderem trabalhar no pleito.

Nos quatro municípios da Comarca de Ivaiporã serão convocados 546 mesários, que vão trabalhar nos quatro municípios de abrangência. Segundo o chefe da 93ª Zona Eleitoral, Rafael Paschoal Teixeira Santos, são 328 em Ivaiporã, 52 em Arapuã, 128 em Jardim Alegre e 48 em Lidianópolis. 

Após confirmação da convocação, os mesários de todas as comarcas passarão por um treinamento virtual, no qual receberão informações sobre os procedimentos que deverão ser adotados durante a votação e soluções para eventuais problemas que podem surgir.