CIDADES

min de leitura - #

Copa do Mundo afeta horário das lojas e repartições públicas

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2022 | Atualizado em 21 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Copa do Mundo afeta horário das lojas e repartições públicas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A estreia do Brasil na Copa do Mundo na próxima quinta-feira (24) contra a Sérvia vai alterar o atendimento do comércio, empresas e repartições. Apesar de não configurar feriado, vários setores vão parar nos cerca de 90 minutos que a bola rolar no Catar.

As repartições municipais, por exemplo, vão manter apenas os serviços essenciais durante a transmissão dos jogos. Em Apucarana, atendendo pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa), o prefeito Junior da Femac baixou decreto definindo o expediente, que será encerrado sempre uma hora antes do início das partidas. 

O decreto abrange o expediente tanto no prédio central, quanto nas autarquias, inclusive nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A exceção fica por conta dos serviços essenciais (ver infográfico). “O horário diferenciado nos jogos do Brasil está sendo estabelecido para que os funcionários da Prefeitura possam, como os demais trabalhadores, participar com sua família e amigos destes momentos. Sabemos que a seleção faz parte do imaginário nacional e será a oportunidade das famílias celebrarem e torcerem junto”, frisa Junior da Femac.

O comércio varejista, que divulgou semana passada o esquema de folgas e compensações também vai parar meia hora antes das partidas (ver infográfico).

Em Arapongas, onde a prefeitura já tinha divulgado na semana passada o esquema das repartições, um termo aditivo assinado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) e Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina e Região (Sindecolon) definiu o esquema no varejo. Pelo acordo, as empresas deverão liberar os empregados até uma hora antes dos jogos e o retorno será uma hora após o fim da partida.