CIDADES

min de leitura - #

Curso de formação da GCM vai incluir porte de armas

Da Redação

| Edição de 03 de maio de 2024 | Atualizado em 03 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Curso de formação da GCM vai incluir porte de armas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Começa no próximo dia 13 o curso de formação da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM). Na formação, os 25 aprovados em concurso público e os demais agentes da tropa terão treinamento para uso de armamento. A data foi anunciada nesta sexta-feira (3) em solenidade para marcar o aniversário de 19 anos de criação da corporação, originada pela Lei Municipal nº 031, de 5 de maio de 2005. 

Os 25 aspirantes convocados apresentam-se neste dia 10 de maio e iniciam dia 13 a formação, que será ministrada pelo Núcleo de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sarandi. Segundo o prefeito Junior da Femac, o contrato com o Município também prevê a reciclagem dos atuais guardas civis. “Tanto a formação quanto a reciclagem contará com o “Módulo Guarda Armada”. Todos estarão aptos a utilizar armamento e, em momento oportuno, vamos consultar a sociedade para que ela decida se quer a Guarda Civil Municipal de Apucarana armada”, disse o prefeito, pontuando outros desafios da corporação. “Com a chegada de novos agentes também surge outra necessidade, que é de uma nova sede, à altura do novo momento”, comentou o prefeito, que fez ainda um balanço das conquistas da GCM.

“Quando assumi a prefeitura, em 2019, a Guarda vivia outra realidade. Desde então, foram mais de R$1 milhão em investimentos, equipamentos, viaturas e outras benfeitorias. Também criamos um estatuto, um plano de carreira próprio e um novo marco histórico que foi a realização do concurso público”, destacou o prefeito Junior da Femac. 

A Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM) conta atualmente com 29 agentes, sendo duas mulheres. Instituição civil, desmilitarizada e órgão integrante da administração direta do Poder Executivo subordinada ao Gabinete do prefeito, cabe à GCM garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, usuários, serviços e ao patrimônio público municipal. 

O evento de comemoração aos 19 anos de criação contou com a presença do comandante do comandante da GCM, Reinaldo de Andrade, do superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, do comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada (BIMec), coronel Alexandre Pereira Figueiredo, do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPM), tenente-coronel Israel Aparecido de Carvalho, do delegado-chefe da 17ª Subdivisão da Polícia Civil (SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues além de representantes do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, entre outros.