CIDADES

min de leitura - #

De 100 mudas a 30 mil árvores, cerejeiras são tradição no inverno de Apucarana

Da Redação

| Edição de 28 de junho de 2024 | Atualizado em 28 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia De 100 mudas a 30 mil árvores, cerejeiras são tradição no inverno de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em Apucarana, uma árvore cujas 100 primeiras mudas viajaram mais 17 mil quilômetros pelas mãos de imigrantes, se tornou referência. É a sakura, ou cerejeira-ornamental, árvore símbolo do Japão que foi introduzida na cidade nos anos de 1970, e hoje pode ser encontrada em mais de 30 mil pontos, dos bairros ao centro, distritos e até na zona rural.

Ao longo de grande parte do ano, oferece sombra e abrigo a diversas espécies animais e insetos. Com a chegada do inverno, encanta com sua melhor roupagem: a florada. Em Apucarana, a predominância é da espécie com flores da cor rosa. 

O prefeito Júnior da Femac comenta que devido o seu valor e simbolismo, a cerejeira do Japão também foi incorporada à história da cidade. “Diante do valor histórico e cultural da cerejeira-ornamental no município, a Prefeitura passou a incluir a árvore como ornamento em vários projetos, usando a espécie na arborização de ruas, parques, praças e até acessos rodoviários à cidade”, frisa o prefeito Júnior da Femac, pontuando que o viveiro da Prefeitura de Apucarana, mantido pela Secretaria Municipal da Agricultura, disponibiliza gratuitamente mudas de cerejeira-ornamental a interessados.

O presidente da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), Keniti Ishida, destaca árvores ajudam a comunidade a cultuar suas tradições. “Junto à Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), mantemos um belo Jardim Japonês, com centenas de cerejeiras-ornamentais, cultuando a nossa tradição”, revela Ishida. 

Segundo ele, o ambiente presta uma homenagem aos descendentes nipônicos que ajudaram a construir o município. “Os japoneses, juntamente com os ucranianos, foram os primeiros imigrantes a chegar em Apucarana, na década de 30. Das 10 famílias, sete eram de japoneses”, frisa o presidente da Acea.

Presidente do Conselho Deliberativo da Acea, Satio Kayukawa, reforça que as flores da sakura são símbolos importantes da cultura japonesa. “Para nós, japoneses, a florada da cerejeira simboliza renovação, esperança, beleza, prosperidade, felicidade e sorte. Florada boa também é sinônimo de fartura na roça”, diz Kayukawa.