CIDADES

min de leitura - #

Estrada velha do Pirapó recebe asfalto

Da Redação

| Edição de 18 de março de 2022 | Atualizado em 18 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Estrada velha do Pirapó recebe asfalto

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de décadas de espera, moradores de Pirapó receberam nesta sexta-feira (18), a pavimentação asfáltica total da estrada velha do distrito de Apucarana. Era uma reivindicação antiga da população local e, principalmente, dos caminhoneiros que sofriam muito com o trecho de subida e transposição da linha férrea que, por diversas vezes, resultavam em avarias mecânicas nos veículos.

A inauguração da “Avenida Cesário Festi” aconteceu na manhã desta sexta-feira, com a presença de autoridades, pioneiros do Pirapó, empresários do distrito e moradores locais. “Este é um momento histórico para o povo do Pirapó, que esperou muito pela urbanização desta via que, desde os anos 50, era o único caminho de ligação com a cidade”, assinalou o prefeito Junior da Femac, lembrando que a estrada velha foi cascalhada e depois recebeu calçamento em paralelepípedo.

A prefeitura pavimentou 700 metros de extensão, num total de 8.063 m². A avenida passou a ter 9 metros de largura e o investimento com recursos do próprio município foi de R$626 mil. Além do asfalto foi feita a drenagem, meio fio, calçada, realocação de postes e nova iluminação, sinalização de trânsito, instalação de pontos de ônibus e faixa elevada.

Ao participar da solenidade, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Franciley Preto de Godoi “Poim”, que representa o Pirapó no Legislativo, lembrou que muita gente não acreditava que um dia a estrada velha seria asfaltada. “A administração mudou. Agora existe seriedade, planejamento e rigoroso controle financeiro, que viabiliza a execução de obras como essa”, destacou Poim, que se emocionou.

O empresário Marcos Istak, da tenda Estofados, falou da importância do investimento. “Aqui são gerados muitos empregos e agora com essa nova estrutura virão mais empresas”, avaliou o empresário.

O presidente da Associação dos Cafeicultores do Pirapó, Nilton Fornaciari, elogiou a execução da obra. “Toda a população do Pirapó é muito grata ao prefeito Junior da Femac e toda a sua equipe pela conquista do asfalto da Avenida Cesário Festi”.

O evento de inauguração teve a presença do vice-prefeito Paulo Vital, dos vereadores Jossuela Pireli, Rodrigo Lievore e Luciano Facchiano, além de secretários municipais. 

Bairros garantem obras de recape

Três bairros de Apucarana vão receber nas próximas semanas, obras de recape asfáltico. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Junior da Femac, ao lado da secretária de obras, engenheira Angela Stoian; e da superintendente, engenheira Caroline Moreira.

A melhoria irá abranger o Jardim Menegazzo, Jardim Europa e Solar da Toscana. A empresa responsável pelas obras é a Construtora Vitorino, que deve iniciar o trabalho num prazo de até 20 dias.

O recape asfáltico vai incluir as ruas Kishitaro Kayukawa, Angelina Menegazzo, Antônio Lolo Menegazzo Filho, Antônio Menegazzo, Rosa Torres, Santa Cândida, Otávio Mareze, Sebastiana Basti Francisco Menegazzo, Alceu Sanches e Cambuí, no Jardim Menegazzo e Jardim Europa. Também serão recuperados trechos das ruas José Riva e João Parra Sanches, no Solar da Toscana.O investimento é de R$ 630 mil no recape asfáltico, que  totaliza 15 mil metros quadrados.