CIDADES

min de leitura - #

Hospital Regional de Ivaiporã realiza 881 cirurgias eletivas em três meses

Diagramação Tribuna

| Edição de 07 de dezembro de 2023 | Atualizado em 07 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Hospital Regional de Ivaiporã realiza 881 cirurgias eletivas em três meses

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Hospital Regional de Ivaiporã iniciou as cirurgias eletivas em setembro e, em três meses, realizou 881 procedimentos. Referência no atendimento a pacientes da região do Vale do Ivaí, o hospital também realizou, neste período, 1.664 consultas pré-operatórias ou ambulatoriais, que são feitas previamente às cirurgias e são necessárias para a constatação dos procedimentos e encaminhamento médico. O balanço foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

A abertura do centro cirúrgico para esses procedimentos, em 4 de setembro, está desafogando a fila de cirurgias eletivas da região, que agrega 27 municípios e totaliza mais de 450 mil pessoas. Os pacientes atendidos nas três salas de cirurgia fizeram operações nas áreas de cirurgia geral, do aparelho digestivo e vascular, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, especialidades com o maior número de demandas. 

Somente no mês de novembro foram 318 cirurgias, sendo 194 na modalidade cirurgia geral, 99 vascular, 101 ginecologia, 87 ortopedia, 74 otorrinolaringologia e 101 urologia. Do total, 200 procedimentos foram para pacientes da região e os demais oriundos de outras Regionais de Saúde. Já em setembro foram 253 procedimentos e em outubro, 310. Nos últimos três meses a cirurgia geral foi a especialidade mais atendida.

Para este mês de dezembro estão previstas ainda 300 cirurgias e 650 consultas pré-operatórias.

“A ampliação destes serviços só foi possível com o novo ambulatório especializado que começou a funcionar em agosto para consultas pré-cirúrgicas. Agilizamos o processo burocrático e as exigências legais para esses atendimentos à população. E está dando certo”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.