CIDADES

min de leitura - #

IPTU de Ivaiporã não terá reajuste ou aumento em 2022

DA REDAÇÃO

| Edição de 12 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã começa a entregar na próxima terça-feira (15), os carnês do IPTU 2022. O tributo não terá aumento ou correção. Ou seja, os valores são aqueles praticados em 2020 e 2021. No exercício fiscal foram tributados 18.635 imóveis.

O carnê deve ser retirado no Setor de Tributação da Prefeitura, que irá dispor de plantão de atendimento das 8 às 16 horas e, no horário de almoço, entre as 11h30 e 13 horas, para o contribuinte que não pode pegar durante expediente.
A diretora do Departamento Municipal de Planejamento, Carine Silva, explicou que os contribuintes poderão pagar o imposto com 10% de desconto, até o dia 14 de abril, quando também vencerá a 1ª das 6 parcelas para quem optar por dividir o pagamento. A Prefeitura também oferece opção de pagamento em parcela única com vencimento para o dia 28 de abril – com desconto de 5%.
Carine Silva sugeriu ao contribuinte levar o Carnê do IPTU de 2021 para facilitar a localização do Carnê do IPTU 2022. “Se for necessário atualizar o endereço o contribuinte deverá trazer uma fatura de água ou luz”, acrescentou. Caso a atualização do imóvel seja para fins de IPTU é necessário o contribuinte levar uma fotocópia da escritura ou contrato de compra e venda.
O cálculo do imposto é feito com base no valor venal do imóvel. No caso dos imóveis com edificação  a porcentagem é de 1% sobre o valor venal determinado pela legislação vigente. Para os terrenos vagos, a porcentagem é de 3%.
No dia 18 de outubro, a Prefeitura de Ivaiporã irá sortear 10 televisores (43 polegadas) para quem pagar o IPTU à vista ou o parcelado em dia. Os pagamentos dos carnês serão feitos na Agência da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correspondentes Bancários e nas Lotéricas.