CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã instala 17 km de faixas exclusivas para uso de ciclistas

Da Redação

| Edição de 06 de dezembro de 2022 | Atualizado em 06 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã instala 17 km de faixas exclusivas para uso de ciclistas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como meio de transporte diário ou prática esportiva, o ciclismo vem crescendo e ganhando espaço em Ivaiporã, inclusive no trânsito. Como incentivo à mobilidade urbana, a prefeitura investe R$ 1,2 milhão em obras de ciclovias ou ciclofaixas que já garantem 17 km de trechos em pontos da área urbana e rural do município.

Na área urbana, os ciclistas terão caminho garantido no canteiro da Avenida Brasil, onde está em sendo instalada uma ciclovia de 1,4 km. Pistas na Vila Nova Porã (810 metros) e na Avenida Ladislao Gil Fernandez (2 km) já estão prontas e sinalizadas. Os trechos foram planejados para garantir a interligação de diferentes pontos da cidade. Mais voltada à prática esportiva, a prefeitura também instalou 950 metros de ciclovia no Jardim Botânico e 12 km de ciclofaixas na Estrada Ouro Verde. 

Daiane Farias pedala diariamente pela Avenida Ladislao Gil Fernandez. “Antes, era muito arriscado pedalar na contramão. Com as ciclofaixas ficou muito bom pedalar – especialmente para quem vem com frequência. Com a iluminação, podemos pedalar até mais tarde e com mais segurança”, garantiu a ciclista antecipando que também usará a ciclovia no canteiro da Avenida Brasil, uma vez que não tem carro.

A administração municipal considera os investimentos determinantes para melhorar a vida sobre duas rodas. “Está comprovado que o uso da bicicleta proporciona economia financeira, agilidade e praticidade para estacionar, vantagens à saúde física e mental, e preservação do meio ambiente por não emitir gases poluentes. Inclusive adquirimos 80 bicicletários, que serão instalados em espaços públicos, para que os ciclistas mantenham a bicicleta segura”, antecipou o prefeito Carlos Gil.

A prefeitura também planeja a expansão das ciclovias e ciclofaixas. Na Fase II do projeto Centro Novo, a pista será executada a partir da Casa Esperança – passando pela Praça Manuel Marques Pereira, Terminal Rodoviário, seguindo pelas Avenidas Brasil e Souza Naves e finalizando na Praça Manuel Marques Pereira. O percurso soma 2,2 km.

“O município não economiza quando o assunto é o bem-estar da população e a melhoria da mobilidade urbana”, concluiu o prefeito Carlos Gil.

Ciclistas destacam avanço do esporte com investimento 

Para quem é adepto do esporte, as ciclofaixas da Estrada Outro Verde viraram trajeto quase que obrigatório aos finais de semana para saída do ‘longão’ do grupo de ciclistas Girinho MTB. Joãozito Oliveira da Silva (Baiano), que integra o grupo, acredita que os investimentos feitos pela Prefeitura incentivam a prática do ciclismo e impõem aos motoristas mais respeito aos praticantes do esporte. 

“As ciclofaixas na Estrada Ouro Verde ficaram muito boas. Às vezes, nos deparamos com sujeiras quando passamos para pedalar na terra. Mas a galera do speed fura muito pneu. Por isso, pedimos à Prefeitura para manter as pistas limpas. Quanto às pistas na Avenida Ladislao Gil Fernandez ficaram muito boas e dá para fazer um bom treino”, afirmou Divonsir Ramos, que também faz parte do grupo Girinho MTB.

O otorrino Humberto Moreira da Silva, que também faz parte do grupo comenta que as ciclovias e ciclofaixas são motivo de orgulho para Ivaiporã. “Os investimentos e as estruturas são muito boas – e só temos a agradecer”, opinou Humberto Silva. A cada 15 dias, a empresa Campos Verdes fará a manutenção da limpeza na ciclofaixa da Estrada do Ouro Verde.