Se você estiver precisando de um serviço gratuito e com uma resolução rápida, venha para o Lagoão”. Com esse pedido, o prefeito Junior da Femac fez a abertura da edição de Apucarana do Programa Justiça no Bairro, realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) e o Sesc. No primeiro dia do programa, 1,3 mil atendimentos foram realizados, segundo balanço divulgado no final da tarde.
O evento prossegue até sábado, com mais de 60 serviços disponibilizados sem custos para a população.
Além do prefeito, equipe e parceiros da iniciativa, também estiveram presentes na abertura das atividades a secretária municipal de Assistência Social, Jossuela Pirelli, e o coordenador local do “Justiça no Bairro” e secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Danylo Acioli. “A 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargadora Joeci Machado Camargo, estará participando do evento no sábado, dia em que concomitantemente com os outros serviços haverá os serviços judiciais e o casamento comunitário”, ressalta Junior da Femac.
Mesmo com a chuva e o frio, centenas de pessoas foram nesta quinta-feira até o ginásio de esportes do Complexo Esportivo Lagoão, onde todos os serviços estão concentrados. Ao chegar no local, a pessoa recebe uma senha e aguarda pelo chamado no painel eletrônico. “Foram instalados 60 guichês na quadra de esportes do ginásio, mas o Justiça no Bairro compreende ainda outros serviços, como o casamento comunitário que acontecerá no sábado. É uma grande feira gratuita que abrange serviços da Prefeitura, de órgãos do governo do estado, do Judiciário e de entidades parceiras”, reforça Danylo Acioli.
No sábado, conforme Acioli, além das atividades que já estão acontecendo, serão disponibilizados diversos serviços judiciais, como interdição e curatela, DNA para reconhecimento de paternidade, divórcio, mudança de nome e seguro DPVAT.
CASAMENTO COMUNITÁRIO
A secretária municipal de Assistência Social reitera que um dos pontos altos do “Justiça no Bairro” acontecerá no sábado, com a solenidade do casamento comunitário. “É a única atividade que acontecerá fora do Lagoão, pois requer a preparação antecipada do espaço. Por isso, o casamento será realizado nas dependências do Sesc, com uma decoração especial para este momento tão aguardado pelos casais”, frisa Jossuela.
A secretária afirma que as inscrições para o casamento comunitário superaram as expectativas. “Ao todo, a cerimônia contará com 82 casais”, completa Jossuela.
Serviços mais procurados
No primeiro dia do “Justiça no Bairro”, um serviço bastante procurado foi o Refis 2023, que disponibiliza a renegociação de impostos e taxas atrasados com até 100% de desconto em multas e juros.
Segundo o balanço da prefeitura, quase a metade dos 1,3 mil atendimentos registrados ontem estava relacionada a consultas do programa.
“Viemos aproveitar essa oportunidade. Vamos ver quanto fica no total e ver qual o parcelamento que cabe no nosso bolso”, afirma o casal Simão Soethe e Nayara Sabino Soethe, moradores do Residencial Jaçanã. Outro guichês bastante procurado foi o do Instituto de Identificação do Paraná, responsável pela confecção de documentos.
Divulgado no final da tarde, o balanço não inclui atendimentos da Sanepar, FAP e Secretaria da Mulher, que não atenderam mediante senha.