Com 82.043 eleitores aptos a votar, moradores de Arapongas vão às urnas hoje para escolher quem será o prefeito do município nos próximos quatro anos. No entanto, a eleição ganhou um clima judicial com o indeferimento do registro do candidato a prefeito José Aparecido Bisca (PSDB), da coligação “Experiência e Trabalho por Arapongas”.
Bisca teve seu nome impugnado na 61ª Zona Eleitoral, recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), porém teve o recurso negado na última sexta-feira. No mesmo dia, Bisca diz que entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta forma, sua candidatura está sub judice e pode ter seus votos não computados caso não consiga reverter a situação no TSE antes da diplomação dos eleitos.
Os outros dois candidatos a prefeito são o atual prefeito padre Antônio José Beffa (PHS), que tenta a reeleição através da coligação “Honestidade e Transparência”, tendo como vice o médico Evaldo Américo Galhardo Sanches (PTB), e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Sérgio Onofre da Silva (PSC), que disputa o cargo pela coligação “Unidos por uma nova Arapongas”, tendo como candidato a vice o vereador Jair Milani (PP).
A disputa eleitoral em Arapongas promete ser bastante acirrada, se levada em conta pesquisa Datacenso divulgada nesta semana. Pelo levantamento, a diferença entre o primeiro colocado e o segundo é de apenas 12,3% e a diferença do primeiro para o terceiro é de 13,5%.
A pesquisa aponta Sérgio Onofre na frente com 34,1%, seguido de José Bisca com 21,8% e Padre Beffa com 20,6%. No entanto, é importante frisar que pelo levantamento 12,5% dos eleitores ainda estavam indecisos nesta semana, o que representa um número significativo de eleitores que pode fazer a diferença no resultado final apontado pelas urnas.
Arapongas tem hoje 116.960 habitantes segundo estimativa deste ano feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Município se constitui no maior polo moveleiro do Paraná, porém tem também um parque industrial bastante diversificado.
Ontem, último dia permitido para campanha eleitoral, o movimento de candidatos a prefeito e a vereador ou de cabos eleitorais foi calmo na área central e nos bairros de Arapongas. Coligações teriam feito um acordo para deixar a cidade livre de bandeirinhas ou outros tipos de instrumentos de campanha nas vésperas da eleição.
POR QUE QUERO SER PREFEITO?
PADRE BEFFA (PHS)
Porque é preciso dar continuidade ao trabalho de valorização do ser humano que foi implantado nesta administração com o desenvolvimento de diferentes ações, especialmente nas áreas de educação, ação social e saúde. Passamos quatro anos recuperando Arapongas, agora é só investir.
JOSÉ BISCA (PSDB)*
Porque os dois mandatos de prefeito que exerci em Arapongas me credenciam a disputar a prefeitura novamente. Isto porque foram dois mandatos aprovados pela população, através dos quais fiz mais de 230 obras. Quero resgatar a cidadania das famílias e valorizar a cidade como um todo.
SÉRGIO ONOFRE (PSC)
Quero ser prefeito para modificar a maneira de administrar Arapongas. Quero implantar uma administração dos bairros para o centro, que seja igualitária para todos. Quero melhorar a saúde, a educação e resgatar o respeito que Arapongas sempre teve junto aos governos estadual e federal.