A Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar) realiza quase que diariamente a desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais com problemas de entupimento em diferentes pontos da cidade, gerados em sua maioria pelo descuido de algumas pessoas que jogam lixo nas ruas da cidade.
O presidente da Companhia, Alberto de Oliveira Junior, explica que este trabalho exige a atenção constante das equipes responsáveis pela manutenção do sistema de galerias pluviais da cidade, que em alguns locais, registra repetida incidência de descarte de lixo.
“O problema se agrava quando chove e o lixo e demais materiais jogados nas ruas é arrastado e se acumula junto às bocas de lobo e impede a vazão da água, ocasionando transtornos como os alagamentos, por exemplo”, frisou Alberto de Oliveira. Em períodos chuvosos como o registrado nos últimos dias, as ocorrências tendem a aumentar.
O presidente destaca ainda, que além deste trabalho das equipes de manutenção, a população também precisa se conscientizar que não deve jogar lixo no chão e cuidar da limpeza das calçadas, localizadas defronte suas residências e/ou estabelecimento.
“Atitudes simples como recolher o lixo ou entulhos acumulado após a varrição das calçadas ou em um final de obras, por exemplo, amenizariam muito estes problemas de entupimento de galerias e ajudariam a conservar a cidade limpa e mais bonita”, finalizou o presidente.