Desativado em 2020, o antigo módulo da Polícia Militar (PM), de Apucarana, localizado no final da Avenida Brasil, na saída para Londrina, foi demolido na tarde de ontem. A ação que derrubou toda estrutura que restava do imóvel foi realizada pela Secretaria de Obras.
O local que já foi referência para moradores quando precisavam pedir ajuda no caso de algum tipo de crime ou ocorrência na área de segurança pública estava completamente abandonado e depredado desde que a Polícia Militar entregou o prédio à Prefeitura de Apucarana.
Em menos de dois anos, o imóvel foi destruído pela ação de vândalos e chamava atenção dos motoristas que passam pelo local pela situação de abandono. O que restou do prédio também vinha sendo utilizado por moradores de rua, apesar do estado de depredação do local, que estava sem janelas e parte do telhado.
A desativação do módulo, segundo a Polícia Militar, foi decorrente das novas estratégias de policiamento. Atualmente, apenas o módulo da Praça Rui Barbosa é ainda utilizado pela corporação como “ponto de apoio”.
Os demais foram todos devolvidos para a Prefeitura, que repassou algumas dessas unidades para uso de mulheres do projeto de economia solidária e outros empreendimentos sociais.
O módulo demolido também já foi utilizado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
Segundo a Prefeitura de Apucarana, há planos para a utilização do espaço.
No local, informou ontem a assessoria de imprensa, após limpeza da área, será construído um ponto de apoio para uso de ciclistas. A BR-369 é uma rota bastante utilizada por esportistas, que já contam com um ponto de apoio no Bonezão. (FERNANDA NEME)