CIDADES

min de leitura - #

Mortes geram alerta para aumento no número de acidentes em Apucarana

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2024 | Atualizado em 24 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Mortes geram alerta para aumento no número de acidentes em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em cinco dias, três pessoas morreram em acidentes na área urbana de Apucarana. Nos três casos, havia motocicletas envolvidas. As mortes chamam atenção para o aumento do número de acidentes. Dados do Sistema de Estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros mostram que, de janeiro até ontem, foram registrados 298 acidentes na cidade. O número é 34% maior que no mesmo período do ano passado, quando  foram registrados 222 sinistros. O levantamento contém apenas situações atendidas pelos bombeiros e também aponta que em mais da metade dos atendimentos (52%) há uma motocicleta envolvida.

Na última sexta-feira (21), dois motociclistas morreram. Um dos acidentes ocorreu por volta das 14 horas e vitimou Valdecir Cecílio Da Silva, 54 anos. Ele pilotava uma moto atingida por um carro que avançou a preferencial, no cruzamento das ruas Tamoios e Timbiras, no Jardim Colonial. A outra vítima é Fabiano Inácio Dias Martins, de 36 anos, que colidiu sua moto contra um poste na Rua Capanema, na Vila Vitória Régia, por volta das 23 horas.

Os dois acidentes ocorreram cinco dias após a morte de um bebê de 1 ano e nove meses, atropelado por um motociclista de 22 anos, no Residencial Fariz Gebrim. O motociclista foi preso. Neste ano, pelo menos 11 mortes decorrentes de acidentes são computadas em Apucarana pela 16ª Regional de Saúde e órgãos de atendimento de urgência.

A tenente Ana Paula Zanlorenzi, do Corpo de Bombeiros, aponta que as causas dos acidentes de trânsito envolvem três fatores: o abuso de velocidade, uso do celular e a ingestão de álcool. “Infelizmente as pessoas ainda são negligentes e imprudentes no trânsito e isso acaba refletindo em uma série de acidentes”, assinala.

Segundo Zanlorenzi, a conduta do motorista, seja dirigindo um carro ou pilotando uma moto, pode interferir diretamente na resposta diante de um possível acidente de trânsito. “Ao dirigir em velocidade incompatível com a via, o condutor não conseguirá ter tempo hábil para reduzir a velocidade e evitar um acidente. O uso de celular ao dirigir também é outro fator de risco que compromete a atenção do condutor. Já vi diversas vezes pessoas ao celular enquanto pilotam motos”, afirma.

A tenente revela ainda que muitos acidentes com motos ocorridos em Apucarana envolvem a ingestão de álcool e excesso de velocidade. “Evitar o consumo de álcool é crucial para que essas ocorrências possam ser evitadas”, salienta.

Motociclista tenta fugir da PM e morre em Arapongas 

Em Arapongas também foi registrada morte no trânsito no final de semana. Um jovem de 18 anos, que conduzia uma moto, morreu na madrugada de sábado. Gustavo Vinicius da Silva Cardoso estava tentando evitar uma abordagem da Polícia Militar (PM). Ele bateu a moto contra uma árvore e um muro durante a fuga.

A colisão aconteceu no cruzamento das ruas Rua Iratauá com a Rua Beija-Flor Branco. Segundo a polícia, a equipe pediu para o motociclista parar após ele “cortar giro”. O jovem não obedeceu e deu início a uma fuga, porém, acabou batendo a moto.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), do Corpo de Bombeiros, foram ao local, mas o jovem morreu antes do socorro encaminhá-lo a uma unidade de saúde.