CIDADES

min de leitura - #

Novas adutoras vão aumentar captação de água

Da Redação

| Edição de 31 de agosto de 2022 | Atualizado em 31 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Novas adutoras vão aumentar captação de água

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Júnior da Femac acompanhou ontem o andamento das obras de implantação de novas adutoras para captação de água junto ao Rio Caviúna na região do Patrimônio Rural do Barreiro. Executado pela Sanepar, em parceria com a prefeitura, o serviço faz parte de um pacote de investimentos na ordem de R$22 milhões que irá garantir aumento da capacidade de captação em pelo menos 15%. “As obras estão avançando neste momento com a implantação de 10 quilômetros de adutoras que levarão a água, aqui da região do Barreiro, até a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na Vila Regina”, explicou o prefeito Júnior da Femac em vistoria aos trabalhos.

O projeto contempla ainda a implantação de três poços artesianos e a construção de um reservatório com capacidade para 500 mil litros. “Trata-se de um planejamento que visa garantir o fornecimento ininterrupto de água à população, indústrias e comércios. Um plano técnico de expansão definido para que não falte água em Apucarana nos próximos anos”, reforçou o prefeito. 

A Estação de Tratamento da Vila Regina também será ampliada e modernizada. “São investimentos que serão feitos nesta região, mas que aumentarão a capacidade do sistema em toda a cidade”, esclarece Júnior da Femac.

A partir do aumento da capacidade de captação, Sanepar e prefeitura mantém investimento simultâneo de mais R$ 20 milhões em obras que vão duplicar a capacidade de reservação de água em Apucarana, passando dos atuais 8 milhões de litros para 18 milhões de litros. “Estão sendo construídos quatro novos reservatórios de água, sendo o maior na Rua Galdino Gluck Júnior, com capacidade para 4 milhões de litros. Outros três, cada um com capacidade de 2 milhões de litros, são no Jardim Tibagi, outro na Vila Regina e mais um na região do Parque Jaboti”, detalha o prefeito.