CIDADES

min de leitura - #

Novo trajeto de turismo religioso atrai centenas de participantes em Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 28 de novembro de 2022 | Atualizado em 28 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Novo trajeto de turismo religioso atrai centenas de participantes em Ivaiporã

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A devoção a Jesus das Santas Chagas arrastou uma multidão na peregrinação de quase 15 quilômetros da primeira caminhada da Fé de Ivaiporã. A atividade religiosa foi realizada no domingo (27) e iniciada às 6 horas com missa na Igreja do Perpétuo Socorro, na Vila Nova Porã, celebrada pelo padre da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, Edivaldo Ferreira dos Reis. Cerca de 800 romeiros participaram do trajeto, segundo estimativa dos organizadores do circuito.

Após a missa, os peregrinos seguiram a imagem de Jesus das Santas Chagas e ouviram as explicações das Santas Chagas feitas pelo ministro da comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da Paróquia Santíssima Mãe de Deus, Jair Anacleto.

“É muito bonito ver o interesse dos fiéis nas Santas Chagas. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa e a Câmara de Vereadores por tornar lei o roteiro turístico religioso”, afirmou Jair Anacleto. 

Os peregrinos passaram pelas Diaconias Santa Rita de Cássia, na Vila Rural Ivainópolis, Santa Luzia, São Lourenço, na comunidade do Cruzeirinho, e concluíram o percurso na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, já no distrito do Jacutinga.

Para o funcionário aposentado dos Correios, Nazareno Guerra, a caminhada serviu como forma de agradecimento a Deus pela vida. “Eu e minha esposa viemos só para agradecer pela saúde, por eu ter trabalhado muitos anos e agora estar aposentado. Está sendo um momento de reflexão, uma maravilha!”, disse Guerra.

Quem também participou da caminhada e se mostrou muito feliz com a adesão dos peregrinos foi a vereadora Gertrudes Bernardy. 

“É muito gratificante ver que o projeto do roteiro turístico religioso de Ivaiporã que apresentei à Câmara de Vereadores, deu certo. O Caminho de Jesus das Santas Chagas será realizado anualmente”, destacou a vereadora, que foi autora da Lei 3.575, que instituiu o evento no calendário municipal.

Alex Fonseca, diretor municipal do Departamento de Turismo da Prefeitura de Ivaiporã, agradeceu aos participantes e a colaboração de todos departamentos da Prefeitura de Ivaiporã.

“Um evento muito bonito, um presente de Deus participar de uma peregrinação como essa. Lembrando que o Caminho das Santas Chagas é permanente. Em qualquer época do ano que a pessoa que quiser vir fazer o seu caminho, pode pegar uma excursão e vir peregrinar”, destacou Alex.