CIDADES

min de leitura - #

Obras movimentam terreno do novo Centro Empresarial da Acia

Da Redação

| Edição de 18 de novembro de 2022 | Atualizado em 18 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Obras movimentam terreno do novo Centro Empresarial da Acia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A construção do novo Centro Empresarial da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Apucarana (Acia) iniciou duas etapas. Além da sondagem do solo, nesta quinta-feira começou o processo de terraplenagem inicial do terreno.

“Serão retirados do terreno mais de mil toneladas de terra. É o equivalente a 60 caminhões em fila ou 600 metros cúbicos de carga. São números impressionantes. O volume total a ser retirado na obra da fundação do Centro Empresarial vai ser muito maior, mas esse processo era necessário para ajudar no processo de sondagem do solo”, destaca Jayme Leonel, que comanda a governança do condomínio responsável pelas obras.

Ele explica que o processo de sondagem do solo é fundamental para uma obra deste porte. “Contratamos uma empresa especializada para fazer este processo, que consiste no reconhecimento e caracterização do terreno. É a forma de conhecer e classificar as diferentes camadas do solo, ver o nível do lençol freático e a capacidade de carga ou resistência do terreno em várias profundidades. Hoje em dia, é um pré-requisito fundamental para finalizar o projeto estrutural do edifício”, diz Leonel.

Ele destaca que o trâmite de uma obra deste porte é complexo. “Tivemos um longo e necessário processo de validação do projeto arquitetônico. E as reuniões com a equipe de engenheiros continuam a fim de fazer os ajustes finais na parte estrutural, elétrica e hidráulica. Enquanto todos esses projetos complementares não forem concluídos, a fundação e o restante da construção não começam. Nos próximos dias começamos a visitar e orçar fornecedores de vidros, ferragens, entre outros materiais que necessitam ser encomendados”, conclui Leonel.