CIDADES

min de leitura - #

Parque da Redenção será reconstruído em Apucarana

Da Redação

| Edição de 25 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), assinou ontem ordem de serviço para o início das obras do novo canal e vertedouro do Parque da Redenção, próximo ao Contorno Norte de Apucarana. Apesar da administração e manutenção do parque religioso ter sido cedida em comodato à Mitra Diocesana de Apucarana, algumas obras estruturais foram assumidas pela prefeitura por meio da Secretaria de Obras. Já a instituição religiosa, que constrói no local um santuário em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, divulgou que todas as estátuas do parque serão refeitas e que o trabalho já começou (ver box).


Ao assinar a ordem de serviço, o prefeito Beto Preto lembrou que, no ano de 2005, quando foi construído o canal e vertedouro, a vazão de água no local foi subestimada. “Agora, estamos gastando R$ 400 mil para corrigir esse erro e, ao mesmo tempo, evitar o rompimento da barragem e o risco de prejudicar propriedades vizinhas, abaixo da represa”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Parque da Redenção será reconstruído em Apucarana



Segundo o secretário de Obras, Herivelto Moreno, anteriormente havia no local um vertedouro de apenas três metros de largura, por um metro e meio de altura. “Estamos construindo um canal de concreto de 90 metros de extensão e uma barragem de sete metros de comprimento por três metros de altura, para que essa estrutura possa suportar o volume de água do Rio Pirapó e de outras nascentes do local”, informa. “A partir de agora, haverá uma estrutura adequada, garantindo mais segurança na região”, acrescenta o secretário.
No local, também está prevista a adequação de uma área de quatro mil metros quadrados, destinada a um novo estacionamento de veículos. A empreiteira vencedora da licitação é a Hansen & Melo Ltda, de Cascavel, que tem prazo de dez dias para começar os trabalhos e 120 dias para a conclusão.

O prefeito Beto Preto lembrou ainda que, no “novo Parque da Redenção”, a Mitra Diocesana já criou um rosário gigante na encosta de um morro e que está construindo agora a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. “Com certeza, depois todas as melhorias prontas, o parque ficará bem mais atraente para a visitação pública”, avalia o prefeito apucaranense.

 Mitra substituirá todas estátuas

Outro serviço que está sendo encaminhado  no Parque da Redenção, em Apucarana, é a completa reconstrução das estátuas do parque, que representam as estações da Via Crúcis. De acordo com o monsenhor Roberto Carrara, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, a medida precisou ser tomada após a constatação de que as antigas imagens estavam condenadas.

“Para dar continuidade às obras no local, uma das estátuas seria removida para dar passagem a uma máquina e depois recolocada no lugar. No entanto, quando estávamos fazendo a remoção, verificamos que toda a estrutura metálica interna da estátua estava condenada, bem como o concreto em volta da estrutura. Chamamos a prefeitura e, junto aos técnicos do município, constatamos que todas as estátuas estavam na mesma situação. Foi quando vimos que haveria a necessidade de refazê-las totalmente”, disse.

A Mitra já contratou o escultor Roverson Turek, de Borrazópolis, que irá fazer o trabalho. “Serão de 25 a 30 imagens feitas pelo artista. Estimamos que o trabalho total deva custar em torno de R$ 100 mil. Por isto, estamos realizando campanhas e promoções para levantar este dinheiro. Temos certeza de que, após tudo pronto, o Parque da Redenção será um importante ponto de peregrinação a nível estadual e até nacional”, ressaltou Carrara.