CIDADES

min de leitura - #

Pelo menos dois mil alunos deixaram a escola na região

Aline Andrade

| Edição de 19 de abril de 2023 | Atualizado em 19 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Pelo menos dois mil alunos deixaram a escola na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Segundo dados do NRE, que compreende 16 municípios e 62 escolas, de um total de 27 mil alunos matriculados em 2023, pelo menos 2 mil não estão comparecendo às aulas. Ainda de acordo com o NRE, somente em Apucarana, onde se concentram cerca de 10 mil estudantes matriculados na rede estadual, pelo menos 692 estão evadidos das instituições de ensino, o que representa 34% do total da evasão na região. Os números são referentes apenas ao ano letivo de 2023.

De acordo com o chefe do NRE Apucarana, Vladimir Barbosa da Silva, os alunos do período noturno são os que mais contribuem para os números do abandono escolar.

“Nossa maior dificuldade é com os alunos do noturno, que fazem a matrícula, pegam a declaração para apresentar nas empresas onde trabalham e não voltam para frequentar as aulas. Fica um alerta aos empresários que empregam esses estudantes, que acompanhem a frequência escolar dos seus funcionários, ajudando dessa forma a reduzir o abandono”, frisou Silva.

O chefe do NRE Apucarana afirma que a questão da evasão ocorre em todo o estado, e que até a semana passada, a regional de Apucarana estava em 1º lugar em frequência em todo o Paraná entre os 32 Núcleos.

“As chuvas dessa semana fizeram esses dados caírem um pouco. Queremos orientar os pais para trazerem os alunos faltosos para a escola, porque dentro das salas de aulas, esses jovens estão garantindo um futuro. Apucarana tem diversas universidades, inclusive gratuitas, preparadas para receber esses estudantes para que se qualifiquem cada vez mais e tenham um futuro promissor”, finalizou.

A mobilização de conscientização contra a evasão escolar ocorreu ontem em Jandaia do Sul e em Apucarana, na Praça Rui Barbosa e na Avenida Aviação. Funcionários do NRE, com apoio da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), distribuíram panfletos com o objetivo de orientar os pais dos estudantes faltosos a trazer os filhos de volta para as salas de aula. Mudas de árvores também foram entregues, junto com os panfletos.