Nem todos os proprietários de veículos precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná em 2026. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual, a frota geral de veículos no Estado é de 8,4 milhões. Desses, mais de 4,2 milhões não são tributados neste exercício, o que corresponde a cerca de 50,7% do total registrado no Estado.
As isenções contemplam diferentes tipos de veículos e situações específicas, dispensando assim o pagamento do imposto. Uma das principais medidas fiscais tomadas nos últimos anos envolve as motocicletas, motonetas ou ciclomotores de até 170 cilindradas que permanecem isentos do IPVA em 2026. Esse grupo reúne aproximadamente 896 mil motocicletas, o equivalente a 21% da frota estadual.
Já a principal razão para a não incidência do imposto é o ano de fabricação do veículo. Somente esse critério responde por 3,29 milhões de registros, representando mais de 60% da frota não tributada. Veículos com mais de 20 anos de fabricação não pagam o imposto.
Também estão isentos do imposto ônibus, micro-ônibus e caminhões, movidos exclusivamente a gás natural, inclusive biometano; taxistas pessoa física e outros veículos enquadrados em situações específicas previstas em lei, como veículos de pessoas com deficiência (PcD) e autismo.