CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Apucarana desenvolve sala digital voltada a empreendedores

Da Redação

| Edição de 21 de novembro de 2022 | Atualizado em 21 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura de Apucarana desenvolve sala digital voltada a empreendedores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Todas as informações que os empreendedores necessitam foram reunidas em uma plataforma, chamada de sala digital. Através da internet, evitando deslocamentos desnecessários, as pessoas conseguirão acessar diversos serviços, como abrir uma empresa, emitir nota fiscal ou solicitar crédito. A Sala do Empreendedor Digital também disponibiliza diversos tutoriais com o passo a passo para cumprir cada atividade.

A iniciativa é da Prefeitura de Apucarana, através das secretarias municipais de Fazenda e da Indústria, Comércio e do Emprego, juntamente com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). A sala digital está hospedada no site da Prefeitura de Apucarana, no endereço www.apucarana.pr.gov.br/saladoempreendedor/sala-digital

O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana vive a fase de pleno emprego, está entre as 100 cidades mais conectadas do País e a geração de emprego e renda é prioridade da administração municipal. “Durante a pandemia, cresceu a informalidade e agora, junto com os empreendedores, vamos enfrentar o desafio do mundo digital. Ao deixar o serviço mais próximo dos empreendedores através de uma plataforma digital, estamos humanizando o atendimento. A partir de agora, em um minuto o empreendedor terá todas as certidões e a abertura de uma empresa de baixo risco acontecerá no prazo de um dia”, frisa Junior da Femac.

Essa agilidade vai ocorrer, pois todos os órgãos vinculados à abertura de uma empresa, como Bombeiros, vigilância sanitária e alvará, estão integrados na plataforma. 

O empresário Jayme Leonel representou os empreendedores de Apucarana no ato de lançamento da plataforma, ontem no salão nobre da Prefeitura. “Nas entidades que transito, como Acia, APL e Sivale, existe a preocupação com a formalização das empresas e essa plataforma traz um checklist de tudo o que é necessário, facilitando a vida dos empreendedores”, avalia Jayme Leonel. 

A apresentação da sala digital foi feita pela secretária da Fazenda, Sueli Pereira. “O objetivo é disponibilizar de forma rápida e prática diversos serviços oferecidos pelo município e também seus parceiros, desde a criação de uma conta na plataforma gov.br e passando pela formalização de um MEI, alteração de dados, parcelamento de simples nacional, emissão de nota fiscal, emissão de guias e solicitação de inscrição municipal, entre outros”, cita, acrescentando que parte dos procedimentos vem acompanhada de tutoriais. 

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Emprego, Edison Estrope, salienta ainda que há uma seção onde o empreendedor poderá encontrar informações sobre linhas de crédito.