CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Arapongas prepara novo Estatuto da Guarda Municipal

Da Redação

| Edição de 06 de abril de 2022 | Atualizado em 06 de abril de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura de Arapongas prepara 
novo Estatuto da Guarda Municipal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas está preparando novo estatuto e plano de cargos e carreiras para a Guarda Municipal. O assunto foi tema de reunião ontem entre o prefeito Sérgio Onofre e o secretário da Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati. 

O procurador jurídico do município, Rafael Cita, a diretora de Recursos Humanos (RH), Tieko Saito Pereira, e a secretária de Governo, Lúcia Golon também participaram do encontro. Na oportunidade, foi apresentado ao prefeito o novo estatuto e plano de classificação de cargo, carreira e remuneração da corporação, que tem cerca de 80 de agentes. 

Conforme Argati, o novo estatuto passou por uma reformulação e deve prever, entre outros pontos, a extensão do tempo total de carreira; anteriormente de cinco para 18 anos. Também prevê a  não limitação das vagas sênior; considerada topo de carreira, que anteriormente se restringia em 40 vagas, entre outras medidas que contribuirão com a perspectiva de crescimento da carreira dos guardas. 

“Fizemos adaptações que virão ao encontro do crescimento da carreira dos nossos GMs. Muitos estavam estagnados com o estatuto anterior. E agora o efetivo terá oportunidade igualitária de crescimento. A partir do momento em que o GM atingir o tempo de serviço determinado, preenchendo todos os requisitos necessários, será possível a progressão”, disse. Argati ainda acrescentou que entre os requisitos constam: pontuação máxima em cursos de aperfeiçoamento; grau de escolaridade; bom comportamento; além do tempo de serviço, entre outros. 

Para Onofre, o novo estatuto apresenta uma tabela sustentável e viável ao município e melhora a expectativa de crescimento dos profissionais. “ Há seis anos o nosso jurídico, a Sestran - através de uma comissão com a representação de GM’s - e o RH têm trabalhado para a correção deste estatuto. Vamos encaminhá-lo para à Câmara e aguardaremos o retorno para as demais sanções”, disse.

NOVO COMANDO

Ontem, a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) apresentou seu novo superintendente. Trata-se do GM, Roberto Rodrigues. A apresentação foi feita com a presença do prefeito Sérgio Onofre e do secretário de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati. Rodrigues ingressou à Guarda Municipal em 2008, ano de criação da corporação. “Estou feliz e otimista com este novo desafio. Acredito que a minha experiência trará bons resultados. Somos uma GM referência e isso se dá pelos esforços do nosso efetivo e administração”, disse.