CIDADES

min de leitura - #

Programa abre inscrições para curso de meliponicultura

Da Redação

| Edição de 26 de agosto de 2022 | Atualizado em 26 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Programa abre inscrições para curso de meliponicultura

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Programa de Meliponicultura de Apucarana (Promelipo) está com inscrições abertas para o curso gratuito sobre criação de abelha sem ferrão. Serão formadas duas turmas, somando 30 vagas, e as aulas acontecerão no Espaço Empreender, situado na Rua Byngton, 253 (ao lado do antigo IBC da Vila Nova).

O prefeito Junior da Femac salienta que o Programa de Meliponicultura é uma parceria entre a Rede de Economia Solidária, através da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura. “Além dos cursos gratuitos, o programa também viabilizou a Casa do Mel, que garante aos produtores um mel genuíno, de qualidade e com certificado de procedência”, pontua Junior da Femac. 

O curso contará com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e será ministrado por Joel Almeida Schmidt, instrutor do órgão. “O curso é voltado para quem possui uma chácara, sítio ou mesmo para quem mora na área urbana e deseja aprender sobre a criação de abelhas nativas”, assinala Maurício Gregório, meliponicultor e coordenador do curso. 

A primeira turma terá aulas nos dias 30 e 31 de agosto e 13 e 14 de setembro, no período das 8 às 17 horas. “Já a outra turma terá aulas nos dias 1 e 2 de setembro, tendo sequência nos dias 15 e 16 de setembro”, informa Gregório.

O conteúdo programático do curso contemplará tipos de ninho, estrutura das colônias, conhecimento das madeiras, instalação, transferência de ninhos de troncos para caixa, predadores, divisão de colônias e produtos das abelhas.