Entrando no 8º ano, os Programas de Residências em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana iniciaram ontem novas turmas reunindo 31 profissionais com aula inaugural, realizada no salão nobre da prefeitura.
As novas turmas são formadas por residentes de Apucarana, de outras cidades do estado como Londrina, Maringá, Cascavel, Paranavaí, Rolândia, Jesuítas, Marilândia do Sul, Arapuã. Araruna, Bom Sucesso, e ainda do estado de São Paulo.
“É uma alegria receber gente nova nos nossos programas de residência, que tem o diferencial de ser realizado dentro de uma Autarquia Municipal de Saúde com gestão plena. O trabalho prático que irão realizar durante a especialização é de grande valia e sabemos valorizar isso”, afirmou o prefeito Junior da Femac na solenidade.
“Iniciamos a 8ª turma de um trabalho consolidado que já formou 128 especialistas. Sejam bem vindos e faço um importante pedido: prestem um atendimento humanizado aos nossos pacientes”, reforçou o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.
A residência em saúde é uma especialização latu sensu que associa teoria e prática e os profissionais se capacitam e prestam serviços em diversos pontos da rede pública de saúde da cidade.
O Programa de Atenção Básica/Saúde da Família reúne 18 residentes, sendo enfermeiros, profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e psicólogos. No Programa de Saúde Mental são 6 residentes enfermeiros, psicólogos e assistentes Sociais. Já no Programa de Residência em Obstetrícia são 3 enfermeiros.
Os Programas de Residência Médica contam com dois médicos de “Medicina de Família e Comunidade e dois de Dermatologia”.