CIDADES

min de leitura - #

Rede estadual já está matriculando alunos para o próximo ano letivo

Da Redação

| Edição de 13 de outubro de 2022 | Atualizado em 13 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Rede estadual já está matriculando alunos para o próximo ano letivo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O período de matrícula escolar para o ano letivo de 2023 na rede estadual de Ensino do Paraná já está aberto. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, seguirá até o dia 31 de outubro. O processo foi antecipado em relação aos anos anteriores para facilitar o planejamento e abertura das turmas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed).

Assim como vem sendo realizado nos anos anteriores, os responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma online através da Área do Aluno, no site da Seed (www.areadoaluno.seed.pr.gov.br).

A matrícula inicial ou rematrícula deverá ser feita por meio da opção “Matrícula On-line”, após a conferência e/ou atualização cadastral do estudante pelo seu responsável legal. O responsável pode confirmar a vaga na instituição em que o filho já estuda ou na instituição indicada pela Seed-PR (no caso de matrícula de ingresso), ou então, caso deseje outra, indicar até três instituições de ensino de preferência.

Para estudantes que ainda não fazem parte da rede estadual, ou matriculados em instituições de ensino que não utilizam o Sere (Sistema Estadual de Registro Escolar) e CGM (Código Geral de Matrícula), o responsável legal ou o estudante maior de 18 anos deverá, primeiramente criar um cadastro no site para ter seu login e senha.

Quem entrou no ensino médio neste ano e irá para a segunda série em 2023 terá um processo um pouco diferente. Além de confirmar a matrícula e escolher a escola, ele terá a oportunidade de escolher qual será o itinerário formativo que irá cursar na segunda e terceira séries.

Será possível escolher entre Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza. Cada um deles tem um conjunto curricular específico: o estudante que optar pelo itinerário de Linguagens e Ciências Humanas vai estudar liderança, ética, mídias digitais, oratória e práticas esportivas. O aluno que optar por Matemática e Ciências da Natureza vai estudar empreendedorismo, robótica, programação e biotecnologia. 

“Neste ano da implementação do novo ensino médio esse é o grande diferencial, o aluno não escolhe apenas a escola em que vai estudar, mas escolhe parte do percurso formativo que ele vai ter. E pra isso, durante 2022, ele já teve o apoio para reflexão e pensamento dentro do componente curricular [disciplina] Projeto de Vida”, explica a coordenadora do novo ensino médio da Secretaria, Vanessa Ruthes.

Além do itinerário formativo, todos os estudantes também têm a Formação Geral Básica (FGB), que contempla as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na 2ª série, por exemplo, 18 das 30 horas-aula semanais são da FGB e 12 horas-aula semanais do itinerário escolhido.

Rede municipal de Apucarana inicia rematrículas dia 17

A Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana também divulgou o calendário de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2023. De 17 a 31 de outubro, as secretarias escolares devem realizar a renovação das matrículas dos alunos que já frequentam as unidades de ensino. 

O período de 1 a 25 de novembro será destinado à matrícula dos alunos que estão deixando os CMEIs para ingressarem nas turmas de Infantil 4 das escolas municipais. “Neste caso, os pais receberão uma carta contendo o nome da escola em que devem matricular seu filho ou filha. A indicação da escola de destino é feita através de georreferenciamento,” afirma a secretária de Educação Marli Fernandes.

Já as matrículas de alunos que se encontram fora da rede municipal de ensino e as transferências de estudantes entre escolas municipais serão feitas, em caso de existência de vagas, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro.