CIDADES

min de leitura - #

REGIÃO PASSA DOS 461 MIL HABITANTES

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os 27 municípios da região têm 461,3 mil habitantes segundo estimativa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último ano, segundo estudo do órgão, a população regional cresceu 0,43%. Os municípios de Mauá da Serra, com índice de 1,87% e Arapongas, com 1,44%, foram os que mais aumentaram suas populações em um ano.

Apucarana continua sendo o município mais populoso da região. Conforme o levantamento: passou de 134.996 para 136.234 moradores, um crescimento de 0,91%. Para o prefeito de Apucarana Junior da Femac, este crescimento, aumenta ainda mais a responsabilidade em oferecer uma melhor qualidade de vida aos apucaranenses. “Vejo esse crescimento com muita responsabilidade, sabendo que esse levantamento ainda não pegou toda essa força que Apucarana está demonstrando nos últimos seis anos. Passar dos 136 mil habitantes é uma grande responsabilidade de manter a cidade, a educação, saúde, a estrutura. Apucarana é uma das grandes cidades do Paraná, é modelo e é observada ”, comenta.
Segundo município mais populoso, Arapongas, que no ano passado mantinha 123.027 cidadãos e este ano 124.810, registra um aumento populacional de 1,44%. O prefeito de Arapongas Sérgio Onofre comemora o crescimento e acredita que esse aumento da população é reflexo dos empregos oferecidos no município. “Arapongas vem crescendo, mesmo com todos os problemas e crises que estamos enfrentando. Esse aumento é sinal de que as pessoas acreditam no município, pessoas de fora estão vindo morar aqui. Isso tudo é reflexo do parque moveleiro e industrial com a geração de emprego. Acredito que essa população vai crescer ainda mais”, disse.
Já Ivaiporã teve uma pequena queda no número de moradores pelo segundo ano consecutivo. Ano passado, o IBGE divulgou que 31.984 pessoas residiam no município e agora são 31.935, redução de 0,15%. Ainda segundo o levantamento, 18 dos 27 municípios da região perderam moradores. Mesmo assim, o saldo total é positivo, com crescimento geral de 0,43%, totalizando 2.417 novos habitantes. Proporcionalmente, o município que mais cresceu na região foi Mauá da Serra, com aumento de 1,87% em sua população. (COLABORARAM CINDY SANTOS E SILVIA VILARINHO)