As obras de revitalização do Parque das Nações, situado na região oeste de Arapongas, mal começaram e já foram paralisadas. O local, que receberia melhorias estruturais e adequações de acessibilidade, não vê operários há semanas. De acordo com a prefeitura, verbas prometidas pelo Governo Federal não foram enviadas. O parque é um dos principais da cidade, sendo palco há vários anos do espetáculo da Paixão de Cristo.
O início das obras aconteceu em meados de junho, mas apenas alguns pilares foram erguidos e em seguida a obra foi paralisada. De acordo com o secretário de Governo da Prefeitura de Arapongas, Alcides Livrari Júnior, a obra deveria ser realizada com verbas do Governo Federal e uma contrapartida da prefeitura. “A contrapartida foi dada, mas nada prometido pelo Governo Federal foi enviado por enquanto. Um decreto da presidente Dilma está segurando esse dinheiro até o final de outubro”, afirma.
Já o secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, Pedro de Marco Júnior, explica que a ideia do projeto é revitalizar a área e torna-la mais atrativa. “Essa reforma é importante para melhorar a estrutura do parque e fazer com que as pessoas que o frequentam se sintam mais à vontade”, ressalta.
O espaço de lazer, localizado na Rua Periquito Estrela, no Jardim Centauro, conta com 28,7 mil m². No total seriam investidos R$ 323.517,49 pelo Governo Federal, fruto de emenda do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), proveniente do Ministério do Turismo.
O projeto prevê a construção de espaço cultural, espaço de gastronomia, pista de ciclovia, calçamento externo, estruturas para pessoas portadoras de necessidades especiais, reestruturação de arquibancadas, instalação de lixeiras ecológicas, parque infantil e demais serviços complementares. A obra deveria levar em torno de 180 dias para ficar pronta.
MORADORES
Moradores vizinhos do parque reclamam da situação. “Acho uma grande falta de respeito essa obra parada. O parque poderia ser um ótimo ponto turístico e também de lazer para a população, mas não está em boas condições para isso. Essa reforma é esperada há muito tempo”, afirma a estudante Yasmin Rodrigues, moradora das proximidades.
A doméstica Marlene da Luz, que também mora próximo ao parque, concorda. “É um espaço muito importante. Todos os anos é realizada a Paixão de Cristo aqui, o que atrai muita gente e, por isso, acho que o local deveria estar mais bem cuidado. Espero que essa reforma seja terminada logo”, ressalta.