Seminaristas promovem “visitas missionárias”
Seminaristas de Apucarana estão promovendo nesta semana visitas missionárias em diversos locais da cidade, como comércio, unidades de saúde e órgãos públicos. As atividades são preparatórias ao Dia da Padroeira, que será celebrado no próximo sábado (11). Na última segunda-feira (6), um grupo de internos do Seminário Maior Diocesano São João Maria Vianney visitou o gabinete do prefeito Junior da Femac (PSD) e também outros departamentos municipais. “Estamos pedindo para que a padroeira da cidade derrame as bênçãos também sobre os departamentos públicos”, diz o seminarista Gabriel Fidelis da Silva.
Caso de vandalismo deixa Arapongas sem água
Em função da ação de vandalismo na Estação Elevatória de Água Tratada Papa Piri, os bairros das regiões Sul, Oeste e parte do Norte de Arapongas ficaram ontem com o abastecimento de água comprometido. Técnicos trabalharam durante a tarde para normalizar o serviço, que voltaria gradativamente até a madrugada de hoje. Segundo a Sanepar, os principais bairros afetados foram Vila Aparecida e os jardins Coroados, Café, Brasil, Paulista I e II, Hermínio, Maria, Panorama, Morumbi I e II e Tropical.
Saúde de Ivaiporã atinge nota 9,32 no Previne Brasil
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã comemora os bons resultados no programa Previne Brasil 2022. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde e mostram uma curva ascendente do município. No 1º quadrimestre do ano passado, a nota de Ivaiporã foi 6,31. No 2º quadrimestre passou para 9,07 e, no 3º quadrimestre, chegou a 9,32. Segundo a Prefeitura, o resultado é reflexo da qualidade do serviço que a Atenção Primária à Saúde (APS) oferta à população. A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, destacou o resultado obtido. “Na maioria dos indicadores, o programa Previne Brasil avalia a quantidade de pessoas atendidas. Portanto, a nota é motivo de muito orgulho, porque comprova a dedicação das equipes de Atenção Primária à Saúde”, comentou Cristiane.
Coleta seletiva abrange 30% da população de Marilândia
Cerca de 30% da população de Marilândia do Sul já aderiu ao programa municipal de coleta seletiva implantado pela prefeitura no ano passado. Os caminhões de coleta de resíduos orgânicos e recicláveis estão passando em dias alternados nos bairros. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o aterro sanitário deve ser concluído e já estará funcionando no próximo mês. Os sacos de reciclagem já foram licitados e estão em processo de confecção. Funcionários da Prefeitura estarão passando em todas as casas para explicar detalhadamente como usá-los. A entrega, no entanto, será feita no próximo mês aos moradores. A expectativa da administração municipal é de que até o fim de março 100% das casas estejam separando o lixo corretamente no município.