CIDADES

min de leitura - #

Setor de sinalização de trânsito atende 18 regiões de Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Superintendência Municipal de Trânsito começou a colocar em prática um planejamento de sinalização viária por regiões. A cidade foi dividida em 18 setores e a equipe do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) define as melhores soluções com base nas características de cada setor.

O prefeito Junior da Femac explica que a divisão por setores busca otimizar o trabalho das equipes. “Toda pintura horizontal precisa ser refeita dentro de um período de 8 a 12 meses. Com esse planejamento, pretendemos fazer o atendimento seguindo uma sequência e não de forma aleatória, contemplando as principais vias de todos os bairros da cidade”, salienta Junior da Femac.
Carlos Mendes, diretor-presidente do Idepplan, afirma que o atendimento por setores também contribuirá para que a equipe de trânsito encontre as melhores soluções, com base nas características de cada região da cidade. Um dos exemplos é o acesso ao Parque Bela Vista, no cruzamento entre as ruas Deolindo Massambani e Aldo Marcachini. “Naquele ponto existe um frigorífico, a linha férrea e ainda um semáforo que dá acesso à Avenida Brasil. Nos horários de pico e durante a passagem do trem, gerava um nó no trânsito neste local. A nossa equipe fez uma adequação no passeio público, o que permitiu a criação de três faixas na pista neste ponto da Rua Aldo Marcachini”, informa Mendes.
O trânsito na região da Faculdade de Apucarana (FAP) também foi melhorado. “Fizemos o eixo central e reforçamos a sinalização com setas indicativas nas ruas Grande Alexandre e Osvaldo de Oliveira, com o objetivo de informar com maior clareza o sentido destas vias, pois havia relatos de motoristas que seguiam na contramão”, relata do diretor-presidente do Idepplan.
A Prefeitura também renovou a sinalização da Rua Artur Bernardes e atuou nos últimos dias na região da Vila Regina. Segundo Mendes, Município também está avançando na implantação das esperas para motociclistas. “Estamos agora fazendo em toda a extensão da Rua Nagib Daher e o nosso planejamento é implantar esse dispositivo em todos os semáforos da cidade ainda neste ano”, completa.