CIDADES

min de leitura - #

Sustentabilidade e inovação são temas da 27ª Expotécnica

AEN

| Edição de 29 de junho de 2022 | Atualizado em 29 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Sustentabilidade e inovação 
são temas da 27ª Expotécnica

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o tema Inovação e Produção de Grãos com Sustentabilidade, a 27ª Expotécnica deve reunir cerca de 3 mil pessoas em Sabáudia, nos dias 13, 14 e 15 de julho. Os visitantes poderão conhecer tecnologias de diversas áreas como soja, milho, trigo, manejo do solo e da água, inovações no agronegócio, energias renováveis e silagem. Haverá também uma feira da agroindústria, exposição de máquinas e equipamentos. É o maior evento do setor agropecuário realizado em uma propriedade rural. A última edição foi em 2019, antes da pandemia do covid-19.

A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Agricultura do Paraná – Seagri/Seab, e a Prefeitura. A realização fica por conta do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e da Associação dos Agricultores e Empreendedores Rurais Familiares de Sabáudia.Participam da Expotécnica, ainda, mais de cem empresas parceiras. 

O sítio São José, na Comunidade do 21, de Cláudio Vicente D’Agostini, vem sendo preparado há meses para receber os visitantes. A área de 1,5 hectare está dividida em diversas parcelas onde várias tecnologias serão demonstradas. Os organizadores pretendem estimular a produção de grãos, priorizando o desenvolvimento econômico e sustentável da agricultura familiar.

De acordo com Romeu Suzuki, gerente regional do IDR-Paraná de Apucarana, a Expotécnica é o principal evento para os agricultores da região. Ele destacou, ainda, que está prevista também a visita de produtores das regiões de Maringá, Londrina e Cornélio Procópio.

De acordo com Suzuki, o evento é uma oportunidade para promover o contato direto entre produtores, instituições de pesquisas, assistência técnica, extensão rural, financeiras, indústria de equipamentos, insumos, entidades públicas, colégios agrícolas e universidades federais, estaduais e regionais.