Quem enfrentou o frio da manhã de ontem pela manhã para uma caminhada no Parque Jaboti foi surpreendido por uma cena para lá de incomum. Ao invés das capivaras e garças, um blindado é que chamou atenção nas águas do lago.

A operação com blindado era parte de exercício do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) de Apucarana. A Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP-MR) Guarani, percorreu todo o Lago Jaboti. Quinze cabos e soldados foram capacitados para operações com veículo em instrução que durou cerca de 6 semanas com atividades teóricas e práticas, dentro e fora do batalhão.
O tenente-coronel José Luiz Barbosa Deina, comandante do 30º BIMec explicou que a capacitação é fundamental para o tráfego e navegação do blindado Guarani. “Temos 21 blindados no 30º BIMec, que são veículos modernos com recursos de navegação em lagos e rios. Temos por obrigação capacitar a tripulação para ele possa trafegar em rodovias e estradas e no meio aquático”, ressalta.
VEÍCULO
Com capacidade para 11 homens, o veículo contém, além de ar condicionado, uma série de inovações tecnológicas, como navegação por GPS; freios ABS; visão noturna, entre outras. O veículo chega a uma velocidade máxima de 100 km/h e hélices traseiras que garantem capacidade anfíbia. Desde 2013, os militares dos batalhões de infantaria mecanizado das regiões Sul e Centro-Oeste estão recebendo treinamento específico para operar o novo blindado. (FERNANDA NEME)