Quando você adia decisões, elas vão se empilhando. E coisas empilhadas são resolvidas às pressas, ignoradas, ou, às vezes, até descartadas. Resultado: problemas sem solução.
Quando você adia decisões na esperança de mais tarde obter a resposta perfeita, isso não acontece. Além disso, a probabilidade de tomar uma ótima decisão hoje é a mesma de amanhã.
Comprometa-se a decidir. Não espere até que tudo esteja propício. Bata o martelo e siga o seu caminho. Depois que você entra nesse fluxo, adquire ritmo e fica motivado. Cada decisão tomada é um tijolo no alicerce da sua vida de negócios ou carreira.
Um cliente meu esteve evitando contratar representantes de vendas para os produtos que ele fabrica porque a bendita solução perfeita parecia complicada demais. Envolvia contrato, comissões, tributos etc.
Quando mostramos que ele podia facilmente dar um passo experimental e fazer algo satisfatório agora, ele resolveu contratar um primeiro representante, criou um mecanismo de remuneração razoável e em dois meses tudo estava ajustado. No terceiro mês, o problema estava resolvido. Aí ele ampliou as contratações e alcançou seu objetivo.
Mais um ponto. Não é preciso viver para sempre com uma decisão tomada. Decida o que é preciso agora e caso haja algum erro, corrija-o depois. Planejamentos nunca dão certo de primeira. Por isso, não piore as coisas com excesso de análises ou adiamentos.
Tome a decisão, avance e obtenha algum resultado enquanto você tem motivação e energia. O momento para isso? É agora!