COLUNAS

min de leitura - #

Apucarana 79 anos: O que se comemora quando uma cidade faz aniversário?

Da Redação

| Edição de 26 de janeiro de 2023 | Atualizado em 26 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No dia 28 de janeiro de 1944 nascia o município de Apucarana, mas ali não era o seu parto. Dez anos antes, Benevides Mesquita – encarregado da Companhia de Terras do Norte do Paraná (CTNP) - já havia chego a região para fazer as medições dos terrenos que seriam vendidos pela companhia. E, quando chegou, havia inúmeras famílias que se instalavam em casinhas simples em meio a densa mata. Entretanto, antes mesmo desses “invasores” das terras recém adquiridas pela CTNP, havia aqui comunidades indígenas. Mesmo no século XVII, quando a região ainda pertencia à Espanha pelo Tratado de Tordesilhas (1494), muitos passavam pelas serras que compõem a região, jesuítas e mesmo bandeirantes. 

A “certidão de nascimento” se dá quando um grupo de pioneiros, ou seja, os que por aqui abriram os caminhos, sentindo-se menosprezados pela Prefeitura de Londrina, decidiram que era hora de “andar com as próprias pernas”. A discussão toda começou no Bar do Ado, do pioneiro Ítalo Ado Fontanini, tendo encaminhado o pedido ao governo estadual. Com a visita de representantes do Estado do Paraná, à época dirigido pelo Interventor Manoel Ribas, ficou claro o potencial da região e sua emancipação vem em decreto nos últimos dias de dezembro de 1943, mas pelo recesso só houve a cerimônia no dia 28 de janeiro de 1944. Por isso, no brasão municipal há duas datas, 1943 e 1944. 

Próximo aos 80 anos, uma cidade nova que ainda tem muito a crescer e se desenvolver, também não pode esquecer sua história. O aniversário da cidade é o momento não apenas de shows – esse ano é do Leonardo, até eu quero ir -, mas de pararmos por um momento e lembrarmos os caminhos que nos trouxeram até aqui. Comemorar o aniversário da cidade é lembrar de tantas lutas que foram travadas para que pudéssemos hoje regozijar de facilidades. Muitas conquistas e ainda muito a se conquistar. 

Ao assoprar velinhas de aniversário sempre fazemos um pedido e com essa festa não poderia ser diferente. Que possamos daqui para frente ser uma cidade ainda mais unida e que prospere em todos os sentidos. Que tenhamos orgulho de pertencer a uma cidade pequena, mas com o potencial das maiores. Que sejamos ainda mais referência, não apenas para o Vale do Ivaí, mas para o país. 

Temos conquistado prêmios por causa da educação municipal, que tem melhorado a cada ano. É inegável que as estruturas físicas e a gestão de educadores tem sido referência. É só passar pelos portões de qualquer escola municipal e ver no rosto das crianças a dignidade de estarem com uniformes, materiais, alimentação e estruturas para uma boa formação. Mas é claro que o verdadeiro prêmio ainda virá, quando essas crianças se tornarem adultos. 

Esses futuros adultos contaram a história do passado que hoje me proponho a recordar, mas também contaram suas próprias façanhas, suas próprias histórias e conquistas. Eu sei caro leitor e leitora, que ainda há muito a se fazer e devemos estar atentos a isso, mas as vitórias sempre são de passo a passo, como os caminhos que foram abertos em meio a mata do que hoje é a minha, sua e nossa... Cidade Apucarana. Parabéns para todos nós que a compomos, afinal, ela não é um lugar, são as pessoas que a compõem.