BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Ano Santo 2025: Ano da esperança!

Da Redação

| Edição de 30 de dezembro de 2024 | Atualizado em 30 de dezembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sejamos imensamente agradecidos a Deus, nosso Pai, por tudo que nos proporcionou neste 2024! Se soubermos avaliar bem os dias passados, constataremos que as bênçãos e graças foram muito maiores que os dissabores e contratempos, afinal, Deus esteve presente em todos os segundos do ano vivido, nos sustentando em todos eles. Sob esta feliz constatação, vivamos o próximo ano, pois é esta certeza, a de que Deus nos elegeu para Si, que nos faz enxergar a vida com os olhos da fé e da feliz esperança Naquele que não nos abandona nunca! Renascidos com Cristo no Santo Natal já mergulhados no Jubileu da Esperança, caminhamos a passos largos rumo ao Jubileu Diocesano, sempre de mãos dadas com a Senhora de Lourdes. Ela, que caminhou ao lado de São José, carregando em seu ventre o Deus Menino, faz conosco o percurso em preparação às festividades dos 60 Anos de nossa amada Diocese de Apucarana.

Tenho em meu coração a certeza de que, a Senhora de Lourdes já caminhava com o povo, gestando nossa Diocese em seu Coração Imaculado, antes mesmo do anúncio oficial de sua criação. Ela, como sábia Mãe, fiel aos planos do Pai, tudo guardava em silêncio, como sempre, porém, sabemos que o silêncio da Virgem não é falta de ação, e sim, abundância de oração e intercessão sobre as necessidades do povo de Deus. E é nessa fé, nessa confiança que temos no Senhor do Céu e da terra que nós, filhos diocesanos, já nos preparamos para caminhar até a Casa Dela, agora Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes. Quando a Palavra nos diz “os confins do Universo contemplaram a salvação do nosso Deus”, podemos trazer para nós que ‘os filhos e filhas da Mãe de Lourdes, dos confins do território diocesano, contemplarão, como Peregrinos da Esperança, a Casa da Mãe, a morada de Jesus Eucarístico, o lugar do aconchego, de onde emanam bênçãos constantes, fazendo crescer em cada pedacinho da Diocese, mesmo nas mais longínquas terras, a Esperança que não decepciona, como nos diz o Papa Francisco.

A Providência Divina é visível, quase que podemos tocá-la, senão com as mãos, mas com o coração, certamente! Vivenciarmos o Jubileu Diocesano de 60 anos juntamente com o Ano Jubilar de 2025 da Igreja Católica Apostólica Romana, é mais que um presente Divino, é um derramamento de bênçãos inigualável na história de nossa Diocese! Motivo mais que justo para que, unidos na mesma fé, já nos preparemos para tomar posse das graças torrenciais que serão derramadas sobre nós, pois “as portas do perdão, da reconciliação com os irmãos e com o Cristo estão escancaradas, estão alargadas para todo aquele que se dispuser a voltar aos braços do Pai, a se reencontrarem com a Graça de Cristo, por meio de Maria Santíssima” (Papa Francisco).

Essa é a grandeza do Ano Jubilar: uma grande oportunidade de reencontrarmos dentro de nós o Cristo que deixamos escondido, apagado, fechado num cantinho qualquer e, num ato de coragem, escancarar todo o nosso ser a Ele, o Rei da Glória, para que Ele seja o Centro de tudo em nós. Preparemos o nosso coração, não deixemos para a última hora, rezemos uns pelos outros e, nos colocando a caminho, façamos deste tempo de Graça um novo nascimento em Cristo, seja pessoal, seja familiar ou comunitário. O Ano Jubilar é um chamado a irmos ao encontro Daquele que veio até nós! A 6ª Romaria Diocesana, no dia 09 de fevereiro é um momento de respondermos a esse chamado, com alegria e devoção. “Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção! Que sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça seus caminhos e a sua salvação por entre os povos.” (Sl. 66)r