Celebremos o Natal em sua verdadeira essência: vivendo o mistério da Encarnação do Verbo Divino, o Cristo que se fez homem pelo Sim da Virgem Maria que se permitiu conceber pelo poder do Espírito Santo, nascendo para ser nosso Salvador! Este é o significado do Natal. Juntemo-nos ao coro dos Anjos e cantemos alegremente ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados’!
Devemos cantar com força, dar graças sem cessar, reconhecendo a grandeza do Pai que nos enviou seu Filho para nascer entre nós! Natal é a alegria de reconhecermos que, sem merecimento algum de nossa parte, Deus olhou para nossa pequenez e se fez pequeno, criança, assumindo nossa fragilidade, enfrentado adversidades e perigos justamente para nos livrar do perigo maior: a condenação eterna.
Natal é, antes de tudo o início do plano da nossa redenção, é dia de lembrarmos, com o coração radiante de gratidão e louvor, que ganhamos o maior presente da história: O Verbo, que é Cristo, se fez Carne para que conhecêssemos o Amor de Deus! Da “boa vontade” de Deus Pai para conosco, nos vem Jesus, o Príncipe da Paz! Essa verdade precisa ser ‘ruminada’ por nós, para que possamos verdadeiramente assimilar, na fé e na razão que, sem a Encarnação do Verbo, jamais chegaríamos ao Pai! Natal é permitir que o Verbo Encarnado penetre cada fibra, cada célula de nosso corpo para que, vivendo Nele, nos tornemos um com Ele na eternidade. Jesus é a Luz do mundo, é o Sol que ilumina os caminhos da humanidade.
“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”, profetizou Isaias no Antigo Testamento. Essa mesma Luz, que é Cristo Senhor, podemos vê-La hoje, entre nós, com o olhar da fé e da esperança de quem sabe que Ele nasceu e vive entre nós. Somos todos Peregrinos da Esperança, caminhando para o Jubileu Diocesano e o Ano Jubilar da Igreja, então, unamo-nos à Virgem Nossa Senhora de Lourdes e a São José e, como Família Diocesana de Apucarana, façamos neste Santo Natal o que os pastores e os magos fizeram lá em Belém, naquela Noite Santa: adoremos o Deus Menino e peçamos a graça de anuncia-Lo aos que encontrarmos em nosso caminho, dizendo: “Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” Desejo um Natal de paz, esperança e unidade, sob a proteção da Virgem de Lourdes!