Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.” (Ef 2,13).
A esperança nos move a perseverar na fé e esta, a sermos peregrinos com Cristo. Esperança e fé, são o sustento do peregrinar cristão rumo à santidade! Em verdade, todos almejam o Reino de Deus, no entanto, o caminho é longo e nem sempre fácil. Muitos são os desafios e ofertas tentadoras para nos desviar da busca do Reino.
Para driblar tantas tentações e obstáculos, temos que, antes de tudo, desejar o querer Deus para nós aceitando o que Ele nos oferece em sua sabedoria e conhecimento de nossas necessidades. Deus, ao longo da nossa história pessoal, vai nos lapidando como um ourives lapida uma pedra preciosa até que ela se transforme no diamante mais valioso; sim, queridos irmãos, somos uma pedra preciosa com valor único e inestimável aos olhos do Pai, valemos muito mais do que podemos imaginar: valemos o Sangue de Cristo derramado por nós na Cruz!
Nossa vida é um dom maravilhoso nascido no mais íntimo do coração do Pai, e, nascidos Dele, para Ele devemos mover nossos passos até que um dia voltemos para junto Dele! Sejamos então peregrinos que, unidos uns aos outros, caminham na esperança e na fé! Ora, por mais inteligentes e independentes que sejamos, sozinhos não chegaremos ao Pai, pois nossa capacidade humana é limitada ao agora, ao hoje, ao mundo em nosso entorno.
Precisamos nos reeducar para ouvir menos o barulho do mundo e ouvir o sussurro de Deus que nos fala ao coração. Isso se torna possível quando Intensificamos nossa vida de oração, seja na solidão de nosso quarto ou nas tantas Capelas e Igrejas que temos à disposição ou ainda na vida em comunidade, sempre na presença de Jesus; na adoração Eucarística, na confissão e Comunhão mais frequentes; ou ainda vivendo a caridade e a unidade da Igreja de Cristo, no exercício do perdão e do amor ao próximo, tudo isso nos dará uma intimidade maior com o Senhor e transformará nosso coração. Se confiarmos inteiramente no Senhor, vamos entender que com Ele podemos repartir nosso fardo diário e nossas conquistas e, assim, nosso peregrinar rumo à eternidade será feito com passos firmes de quem sabe para onde está indo.
Neste mês em que celebramos o Preciosíssimo Sangue de Cristo, somos chamados a olhar para Cristo Crucificado e fitar nossos olhos no seu lado aberto, donde brotou a purificação para nossos pecados! Do Coração Misericordioso de Cristo para o nosso coração pecador, os raios da Misericórdia Divina e infinita se derramam para nos lavar, salvar, restaurar e nos aproximar do Pai: “Ó Sangue e Água que jorraste do Coração aberto de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!”
Lavados pelo Sangue puríssimo do Cordeiro Imolado, caminhemos como peregrinos cheios de esperança rumo aos céus que é o nosso lugar, junto à Senhora de Lourdes, nossa Mãe e intercessora! Assim seja, assim cremos, assim esperamos!