COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

‘A justiça prevaleceu’, afirma Gertrudes Bernardy

Da Redação

| Edição de 03 de abril de 2024 | Atualizado em 03 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia ‘A justiça prevaleceu’, afirma Gertrudes Bernardy

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“Foi uma luta árdua, mas a justiça prevaleceu”, declarou ontem a vereadora de Ivaiporã Gertrudes Bernardy (MDB) a respeito da decisão do TJ-PR de anular o processo de cassação de seu mandato em 2022. Na época, Gertrudes era presidente da Câmara de Ivaiporã. A vereadora, que foi a mais votada em 2020, reafirmou que o processo teve motivações políticas. “Entrei fazendo a diferença, administrando a casa de uma forma como nunca havia sido administrada, com economia, fazendo as reformas necessárias e isso incomodou a alguns vereadores”, declarou Gertrudes, denunciando o machismo estrutural que também permeia a política. “Fui chamada de ‘Barbie’ e ‘mulherzinha’ por alguns vereadores. Como se uma mulher não tivesse capacidade para administrar uma Câmara”, comenta. Na foto, a vereadora e o advogado Leandro Coelho

Grassano sai do cargo  

Em Arapongas, apenas um secretário municipal pediu desincompatibilização do cargo para concorrer a vereador nas eleições de 6 de outubro. É Paulo Grassano, que era titular da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Trabalho e Renda (Semude). Ele já será substituído a partir de hoje, às 10 horas, quando o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD) empossa Cláudia Lens como substituta. Outro secretário que irá deixar o cargo é Rafael Cita (Governo). Ele, no entanto, é pré-candidato a prefeito e precisa se desincompatibilizar quatro meses antes da eleição, portanto, pode permanecer no cargo até 6 de junho.

Jossuela se despede

Em Apucarana, a secretária de Assistência Social, Jossuela Pirelli, retoma sua cadeira na Câmara ainda nesta semana. Anteontem, em reunião com entidades assistenciais para entrega de subvenções, ela fez sua despedida oficial da pasta e anunciou que já estará ‘batendo ponto’ no legislativo apucaranense a partir de amanhã. Jossuela, que é profissional de Educação Física por formação e também já passou pela Secretaria de Esportes, agradeceu ao prefeito Junior da Femac pela oportunidade de atuar em uma nova frente. Até ontem, nenhum novo nome para ocupar o cargo de Jossuela na Secretaria de Assistência Social havia sido anunciado. 

Autismo

Em pauta neste mês, o autismo terá espaço na próxima sessão ordinária da Câmara de Apucarana, na segunda-feira (8), quando os vereadores da Casa vão receber integrantes da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Apucarana (Amaa), no espaço Tribuna Livre. “Eu e os demais vereadores estamos juntos apoiando esta causa extremamente importante. Neste mês de abril a Amaa irá realizar diversas atividades para marcar a data especial. Porém é preciso respeito, compreensão e inclusão todos os dias”, ressalta o presidente da Câmara, Luciano Molina. 

Orçamento participativo

O secretário de Finanças de Arapongas, Juliano Beraldi, abriu espaço para população da cidade opinar a respeito de onde o dinheiro público deve ser investido. Sua pasta está disponibilizando um questionário eletrônico para coleta de sugestões do Orçamento Municipal de 2025 que pode ser acessado no endereço eletrônico da Prefeitura de Arapongas. “As opiniões e insights da população são fundamentais para ajudar no desenvolvimento da nossa comunidade”, afirma. A  população também poderá definir as áreas prioritárias de investimento. Os itens mais votados serão analisados pelas Secretarias competentes e pela comissão de Planejamento e Orçamento do município. As ações aprovadas serão incluídas no orçamento de 2025.