O deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos) ministrou palestra na noite desta sexta-feira, no Auditório Gralha Azul da Unespar, durante Painel de Direito Tributário. O evento (foto) reuniu acadêmicos e professores da Unespar, além de debatedores representando outras instituições de ensino superior de Apucarana, como FAP e Facnopar. Hauly falou sobre o projeto de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional, defendendo sua importância para o crescimento da economia brasileira através da redução e simplificação de impostos. O painel foi organizado pela Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Apucarana, através do seu presidente, advogado Marcio Marques Rei, e do coordenador científico, advogado Wilson Scarpelini Kaminski.
Contas em julgamento
Ao invés de sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, sessão específica para julgamento da prestação de contas do prefeito Junior da Femac (PSD), referente ao exercício financeiro de 2020. O plenário do Legislativo vai discutir e votar parecer da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento, que seguiu a mesma recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A recomendação é pela regularidade das contas, com ressalva relacionada a despesas com publicidade institucional.
Flávio Arns reaparece
O senador paranaense Flávio Arns (Podemos), que pouco aparece nas mídias nacionais com entrevistas e pronunciamentos sobre assuntos de interesse nacional, agora saiu da obscuridade, segundo analistas. Isso pelo projeto seu que está dando o que falar nos meios políticos e jornalísticos. Ele é autor da proposta que estabelece mandato de 15 anos para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta chega em um momento em que senadores e deputados federais querem dar um basta nas interferências políticas do STF, que estaria “invadindo a praia” do Poder Legislativo.
No diretório nacional
O deputado estadual e presidente do MDB do Paraná, Anibelli Neto, o deputado federal Sergio Souza e a vereadora Gertrudes Bernardy, de Ivaiporã, foram eleitos membros da Executiva do partido. Outros emedebistas do Estado, incluindo o vice-presidente Renato Adur, também marcaram presença na Convenção Nacional, nesta quinta-feira, em Brasília, que reconduziu Baleia Rossi por mais dois anos na presidência da sigla. No encontro, Anibelli Neto e Gertrudes foram escolhidos membros titulares do Diretório Nacional. O deputado Sérgio de Souza assume, ainda, cargo de tesoureiro-adjunto da sigla.
“TSE de esquerda”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é “de esquerda” e faz julgamentos “muito políticos”. A declaração ocorre dias antes de novas ações sobre o ex-presidente serem julgadas pela Corte. Bolsonaro é acusado de irregularidades por ter feito lives no Palácio da Alvorada e prédios públicos, durante a campanha presidencial do ano passado. Os processos são movidos pela Coligação Brasil da Esperança, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo PDT, partido do então candidato Ciro Gomes. O julgamento será próxima terça-feira, 10.