COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

APUCARANA NO CAMINHO CERTO

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2022 | Atualizado em 13 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia APUCARANA NO CAMINHO CERTO

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana no caminho certo

O setor de serviços cresceu 6,7% no Paraná, no primeiro trimestre de 2022, de acordo com o IBGE. E o setor turístico registrou crescimento de 30,8%. Conforme o prefeito Junior da Femac (foto), os dados, comparados ao momento do começo da vacinação contra a Covid-19, apontam uma retomada consistente do setor que engloba atividades turísticas, restaurantes, academias, hotéis, produção de eventos, instituições de ensino e transportes. “Estas estatísticas são importantes. Em Apucarana investimentos em roteiros turísticos, em parques e em eventos artísticos e de ecoturismo movimentam toda a rede de serviços e de turismo. São restaurantes, bares, feiras, hotéis e, enfim, uma grande rede que gera emprego e renda”, avalia Junior, assinalando que “os números do IBGE mostram que Apucarana está no caminho certo”.

Obras nos Bombeiros 
Apucarana vai investir R$114.874,67 na reforma e manutenção da piscina do Corpo de Bombeiros. Esta obra, conforme o prefeito Junior da Femac (PSD), é importante para viabilizar os treinamentos que os atuais e os novos bombeiros recebem, para atuar em salvamentos e outras operações em rios e lagos. “Assinei nesta sexta-feira, em Curitiba, o contrato para início da obra. A fiscalização estará a cargo do 11° Grupamento do Corpo de Bombeiros Apucarana”, informa. Ainda em Curitiba, Junior da Femac teve outras agendas, incluindo reunião com dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), visando a liberação para implantação de iluminação no canteiro central da BR-369, na saída para Londrina. 
Sessão movimentada
A Câmara de Vereadores de Apucarana vai realizar nesta segunda-feira, às 16 horas, sessão com uma pauta de doze matérias, o que pressupõe que será bastante movimentada em termos de discussões. Um dos projetos que chamam a atenção é o substitutivo da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, que cria no âmbito do município o programa “Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção”. Outro projeto da mesma comissão cria o cartão da pessoa em tratamento renal, que vai disponibilizar ao paciente vaga gratuita de estacionamento próximo do local onde é atendido. A sessão será presidida pelo vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD).
Contorno de Arapongas
O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), reafirmou nesta semana que está bastante preocupado com a situação das obras do contorno, que estão paralisadas. Ele esteve recentemente em Curitiba cobrando uma posição do governo estadual. Segundo o prefeito, a Viapar perdeu na Justiça um recurso que tentava retirar a sua responsabilidade de pagar pelas desapropriações. Mais de 80% das áreas já foram desapropriadas. A concessionária firmou um acordo com o MPF, DER e Estado do Paraná para concluir em dois anos as obras pendentes, como é o caso do Contorno de Arapongas, lembra o prefeito, que cobra sua execução.
Juíza eleitoral afastada
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou a juíza Regiane Tonet da função eleitoral que exerce em Guaraniaçu, região oeste do Paraná, após postagens em redes sociais consideradas ofensivas contra o PT e ministros do STF. As mensagens foram publicadas entre 2017 e 2019. As postagens serão analisadas pelo CNJ para verificar se ferem o Código de Ética e a Lei Orgânica da Magistratura. A juíza vai responder a Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). Segundo Reclamação Disciplinar apresentada pelo Diretório Estadual do PT, diversas postagens da juíza trazem críticas a políticos, autoridades e membros do STF, com base em notícias jornalísticas.