COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Beto Preto nos 20 anos da Justiça Federal

Da Redação

| Edição de 09 de outubro de 2025 | Atualizado em 09 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Diversos membros do Judiciário se reuniram ontem em Apucarana para solenidade de comemoração dos 20 anos de instalação da Justiça Federal. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve entre as autoridades civis presentes. Ele foi bastante cumprimentado na solenidade. A vinda da jurisdição para Apucarana, vale lembrar, foi também uma conquista política articulada por várias lideranças locais. Na solenidade, Beto lembrou que, enquanto prefeito de Apucarana, também contribuiu com a cessão do prédio público à Justiça Federal, que iniciou atividades nas instalações do antigo Hospital Samaritano e hoje ocupa o prédio do antigo Fórum Estadual. O secretário está encerrando seus compromissos oficiais. Beto vai sair por alguns dias em merecidas férias com a família.

Aliado na Alep

O prefeito Rodolfo Mota (União) já encontrou um aliado na Assembleia Legislativa do Paraná para ajudar a incluir Apucarana na nova Região Metropolitana de Londrina. O deputado estadual Delegado Jacovós (PL) adiantou que irá apresentar uma proposta de emenda ao projeto de lei complementar que tramita na casa para reorganização das regiões metropolitanas. Pelo projeto em trâmite, a Região Metropolitana de Londrina será enxugada dos atuais 25 municípios para seis: Londrina, Cambé, Ibiporã, Arapongas, Jataizinho e Rolândia. A emenda a ser proposta pelo deputado Jacovós é incluir Apucarana como sétimo município da região.

De casa até o trabalho

Dados do Censo 2022 divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram quanto tempo o brasileiro demora para chegar ao trabalho. Segundo a pesquisa, os moradores de Apucarana são privilegiados em relação a outros centros urbanos. Quase 70% dos trabalhadores não levam nem meia hora de deslocamento. Segundo o IBGE, 35% dos apucaranenses responderam que demoram de seis a quinze minutos, enquanto 34% de quinze minutos a meia hora. Apenas 3% demoram mais de uma hora se deslocando. Ou seja, a mobilidade urbana da cidade está melhor do que muita gente pensa.

Nota de repúdio

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana divulgou nesta semana uma nota de repúdio contra qualquer forma de assédio ou violência contra a mulher, especialmente em casos envolvendo servidoras públicas. A manifestação ocorre após declarações do vereador Lucas Leugi (PSD) sobre uma denúncia de assédio sofrido por uma servidora da Prefeitura. Na nota, a Procuradoria, representada pela vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), reforça que acompanha todos os casos com sigilo e que já adotou as providências cabíveis no caso mencionado. O órgão reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com a construção de um ambiente institucional seguro e respeitoso.

Formatura e inaugurações

O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek (União) recebe hoje o secretário de Estado do Trabalho, Paulo do Carmo. O deputado licenciado vai acompanhar a formatura de turma de capacitação do programa Qualifica Paraná. Sempre que pode, o secretário acompanha essas capacitações. Aproveitando a passagem de Do Carmo pela cidade, o prefeito Hidek também reinaugura a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São João do Ivaí, que recebeu várias melhorias. O prefeito tem intensificado ações de incentivo à empregabilidade e geração de renda, sempre um desafio nos municípios menores.