COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana em Brasília

Da Redação

| Edição de 11 de dezembro de 2025 | Atualizado em 11 de dezembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os vereadores Moisés Tavares (PP), líder de governo na Câmara de Apucarana, e Danylo Acioli (MDB), presidente do Legislativo, participaram ontem do Intercâmbio Legislativo promovido pela Câmara dos Deputados e pelo Programa de Interação Legislativa (Prolegis). A indicação para o programa ocorreu por meio da deputada federal Luísa Canziani (PSD) e do deputado federal Sérgio Souza (MDB). O vereador Moisés Tavares integrou mesa de debates, na qual apresentou três projetos desenvolvidos em Apucarana selecionados pela organização do Prolegis como referências de boas práticas: Feira Verde, Escola do Legislativo e Banco de Serviços Voluntários. Segundo o vereador, a seleção das iniciativas locais como exemplos a serem seguidos em todo País consolida os esforços da atual legislatura na aproximação com a comunidade.

Arilson destaca recurso

A habilitação de vultosos R$ 50 milhões para viabilização de financiamentos em projetos na área de saúde para Apucarana no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi amplamente destacada ontem pelas lideranças regionais e estaduais do PT. O deputado Arilson Chiorato, presidente do partido no Paraná, frisa que o anúncio mostra um governo que não faz distinção partidária. “A maioria dessas obras de repente nem vai ficar pronta até as próximas eleições, mas não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a saúde da população, que foi sucateada no último governo e está sendo reconstruída”, comentou o deputado.

Plano de ação

A Prefeitura de Apucarana realiza na próxima quinta (18), às 15 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, a audiência pública que vai atualizar o Plano de Ação e Investimentos (PAI). A reunião será aberta a toda a população e também terá transmissão online pelo canal oficial do município. O prefeito Rodolfo Mota (União) reforça que este é um momento importante para colher sugestões e estabelecer prioridades na execução das políticas públicas. “A audiência é uma oportunidade para que os cidadãos indiquem as reais necessidades de seus bairros e contribuam diretamente com o futuro da cidade. Um planejamento eficaz só é possível com a escuta da comunidade”, reiterou.

Projetos em Ivaiporã

Representantes de diversas entidades se reuniram ontem no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã com o prefeito Carlos Gil (PSD) e a vice-prefeita Gertrudes Bernardy (MDB) para dialogar sobre o Cinturão de Infraestrutura de Ivaiporã, um conjunto de obras planejadas para transformar e fortalecer a cidade. Segundo Gil, o projeto contempla melhorias nas estradas, criando pontos estratégicos que atenderão diretamente as famílias que vivem no entorno e melhorando a mobilidade em todo o município. A pavimentação, é bom lembrar, é uma das prioridades do governo de Carlos Gil, que conseguiu viabilizar muitas obras importantes na área.

Incentivo à cidadania

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Apucarana vai levar estudantes para Brasília e Curitiba. As viagens para conhecer tanto a estrutura do Congresso Nacional quanto da Assembleia Legislativa do Paraná são prêmios de uma gincana desenvolvida durante esta semana pelo programa da Casa, propondo atividades sobre cidadania e democracia a alunos de escolas municipais e particulares de Apucarana. Após participarem de provas e debates, os vencedores serão conhecidos hoje, no encerramento da gincana. “É uma iniciativa inovadora da Câmara de Apucarana”, afirma o presidente da escola, vereador Guilherme Livoti (União).