COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Catedral, patrimônio cultural de Apucarana

Da Redação

| Edição de 29 de janeiro de 2026 | Atualizado em 29 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador Lucas Leugi (PSD) protocolou nesta semana um projeto de lei visando reconhecer a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora de Lourdes de Apucarana como Patrimônio Cultural Material e Imaterial do município. O projeto se soma a outros quatro já protocolados pelo parlamentar, que buscam preservar marcos históricos e arquitetônicos na região da Barra Funda — onde a cidade começou a se desenvolver a partir da estrada de ferro — e a Praça 28 de Janeiro. Apesar da inegável importância do prédio da Catedral Nossa Senhora de Lourdes na história e na configuração da paisagem urbana de Apucarana, Lucas consultou o bispo Dom Carlos José de Oliveira antes de enviar o PL à Câmara, justificando o protocolo posterior aos demais projetos. O prédio mais simbólico da cidade certamente merece reconhecimento.

Beto tem agenda cheia

O secretário de Estado da Saúde e deputado licenciado, Beto Preto, segue com a agenda cheia nesta sexta-feira (30). Além de destinar um pacote de recursos milionários para a saúde de Apucarana na companhia do governador Ratinho Junior (PSD), Beto participa da entrega da Subestação da Copel, obra que foi alvo de grande articulação de sua parte. De Apucarana, ele segue à tarde para Maringá, onde libera R$ 18 milhões em recursos que serão aplicados em obras e na renovação da frota da saúde. Ontem, em Londrina, o secretário entregou uma nova Unidade de Coleta de Sangue, vinculada ao Hemocentro Regional.

Obra em Rio Bom

Em visita nesta semana na capital, o prefeito de Rio Bom, Moisés Andrade (PSD), confirmou para o dia 10 de fevereiro a licitação do primeiro lote das obras de pavimentação da estrada que liga o município a Novo Itacolomi. O recurso é do Governo do Estado e a interligação, segundo o prefeito, é estratégica para as duas cidades. Moisés vem dando especial atenção para logística. Ele começou o processo asfaltando o trecho final da rodovia que liga Rio Bom a Apucarana, uma demanda histórica, e vem intensificando trabalhos também na zona rural, por conta da instalação de um empreendimento da Lar, já em andamento no município. A cooperativa vai investir

R$ 105 mi em Rio Bom.

Curi recebe homenagem

Em Rio Branco do Ivaí, onde acompanhou ontem a posse do prefeito Pedro Taborda (MDB) na presidência da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), foi agraciado com uma homenagem. O deputado recebeu oficialmente o título de cidadão honorário da cidade, concedido pela Câmara de Vereadores. Ao receber a placa, Curi foi alvo de diversas manifestações de apoio à sua corrida ao Governo do Estado. O deputado, que se coloca como pré-candidato ao cargo há meses, possui grande influência no interior paranaense.

Meneguette assume G7

Ágide Eduardo Meneguette, presidente do Sistema Faep - Federação da Agricultura do Estado do Paraná, assumiu a coordenação do G7 — grupo que reúne as sete principais entidades representativas dos setores produtivos do Paraná: agronegócio, construção civil, comércio, indústria, cooperativas e associações comerciais . Ele entra no lugar de Sérgio Malucelli, presidente da Fetranspar, que encabeçava o grupo. O mandato de Ágide Eduardo Meneguette é de dois anos (2026 e 2027).A escolha de Meneguette para a coordenação do G7 foi por aclamação. Também integram o G7, a Fecomércio, Fiep, Fecoopar, Faciap e Associação Comercial do Paraná. “É uma honra assumir essa responsabilidade”, comenta.