O clima pesou ontem na sessão de ontem da Câmara de Arapongas. Na polêmica envolvendo o projeto de lei de auxílio-saúde para vereadores e dependentes, que acabou sendo retirado de pauta, também saíram queimados os servidores efetivos da casa, que também seriam beneficiados. Eles divulgaram uma nota de repúdio, lida na Casa antes do início dos trabalhos. No texto, assinado por trinta servidores efetivos, os funcionários criticaram “alguns vereadores que, de forma leviana e irresponsável, foram às redes sociais e à mídia afirmar que “ganhamos bem” para deslegitimar um direito nosso”, diz a nota, que acrescenta que o projeto do auxílio-saúde é ‘uma luta de anos’ da categoria e usar seus ‘salários como arma política é inaceitável”. A leitura causou constrangimento entre os vereadores. Mais um.
Gilberto fora da Ciretran
Cinco dias após ser nomeado como chefe da 15ª Ciretran de Apucarana, Gilberto Cordeiro de Lima foi exonerado. A nomeação ocorreu no último dia 23 e, na segunda-feira (27), foi publicado novo decreto tornando a nomeação “sem efeito”. Gilberto, que não chegou a assumir, foi chefe da Ciretran entre 1994 e 2002 e afirmou à coluna que não poderia retornar ao cargo ‘por “conflito de interesses”, já que teria que abrir mão da empresa de assessoria de trânsito que mantém na cidade’. O ex-vereador teve indicação
intermediada pelo deputado estadual Delegado Jacovós (PL). Segundo Gilberto, a expectativa é que o cargo continue com a família, com a indicação do filho, o ex-vereador Ricardo Cordeiro de Lima, que também já comandou a Ciretran de Apucarana
Filiação concorrida
A filiação do deputado federal Pedro Lupion ao Republicanos, realizada ontem em Brasília, foi acompanhada por uma comitiva paranaense multipartidária ligada ao governador Ratinho Junior (PSD). O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi e o ex-prefeito de Curitiba e atual secretário Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, representaram o PSD na cerimônia. Outro secretário de Estado presente foi o titular da pasta de Trabalho, o deputado licenciado Paulo do Carmo (União). O time de notáveis presente sinaliza as alianças para 2026. Lupion assumiu a presidência estadual do Republicanos e Rodrigo Curi, irmão do presidente da Assembleia, tornou-se vice-presidente da agremiação.
Hermes recebe APP
O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) voltou a discutir com representantes da APP-Sindicato a reposição salarial do magistério municipal, que é representado pelo sindicato. O encontro entre o prefeito e as sindicalistas aconteceu no gabinete municipal. A reposição da defasagem salarial da categoria permanece pendente desde a gestão anterior. Hermes demonstrou disposição para dialogar com a equipe financeira do município para de buscar soluções que atendam às necessidades dos educadores dentro da viabilidade das contas do município. “Uma reunião muito importante para alinhar essa situação”, comentou o prefeito Hermes.
Contorno de Arapongas
“Está todo mundo cansado de ouvir falar disso e eu também”. O desabafo é do prefeito Arapongas, Rafael Cita (PSD), a respeito do imbróglio que se arrasta há mais de vinte anos envolvendo o contorno da BR-369 que vai desviar o trânsito da Avenida Maracanã. Anteontem, em resposta a um ultimato da Justiça Federal, a Viapar se manifestou nos autos afirmando que vai executar a obra. Segundo o prefeito Cita, que acompanha o caso desde o período em que foi procurador do município, enfim, a situação parece se encaminhar para resolução. “Até porque a multa fixada é de R$ 120 milhões”, frisa. Previsto no contrato anterior de pedágio, o Contorno de Arapongas foi o único do Estado não concluído.