COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Continuidade com inovação em Arapongas

Da Redação

| Edição de 10 de outubro de 2025 | Atualizado em 10 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A comemoração dos 78 anos de Arapongas, aberta na última quinta-feira (9), no Expoara sinaliza como vem sendo feita a transição entre o governo do ex-prefeito Sergio Onofre (PSD) e o atual prefeito Rafael Cita (PSD): com continuidade, mas espaço para inovação. O formato da festa, com várias noites de shows gratuitos, foi iniciado em 2017 por Sérgio Onofre. A comemoração segue neste ano, mas com atualizações. No caso, a inclusão de uma feira visando abrir espaço para o varejo no evento. A mesma receita aparece em outros setores. Obras seguem, investimentos continuam e novos programas surgem. Cita já lançou dois neste meses o Vale Creche e CNH Cidadã. De outro lado, Sérgio segue contribuindo para cidade na Superintendência da Casa Civil do Governo do Estado. É uma receita de sucesso.

Posse marcada

A próxima sessão da Câmara de Vereadores de Apucarana já vai acontecer com nova configuração. A posse de Luciano Fachiano (Agir), que volta à Casa após licenciamento de Airton Deco de Araújo (Agir), será realizada às 18 horas da segunda-feira (13). Facchiano que foi eleito vereador, perdeu a cadeira por conta de fraude eleitoral de outro partido e agora volta como suplente, comentou que passou por dias complicados. “Tive duas semanas muito difíceis. Passei por problemas de saúde também. E o que mais me machucou foi ser procurado pelas pessoas e não ter mais oportunidade de ajudar como legislador. Mas hoje recupero essa alegria”, comentou o vereador.

Aserfa em pauta

Após a posse de Luciano Facchiano (Agir), os vereadores seguem direto para sessão. Na sequência, os vereadores discutem sete matérias em pauta, entre projetos de lei e requerimentos. Entre as matérias em primeira discussão está projeto de lei da vereadora Eliana Rocha (Solidariedade), que determina atendimento prioritário para mulheres em situação de violência doméstica nos serviços públicos de Apucarana, incluindo saúde, assistência social e políticas de emprego, renda e habitação. Também consta na pauta projeto que altera lei municipal e quebra o monopólio da Aserfa - Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana em alguns serviços. O projeto já foi retirado de pauta três vezes.

Propaganda boa

Tradicional empresa de Borrazópolis, a Doce Rural Caseiro, que tem produtos comercializados em vários pontos do país, ganhou recentemente um ‘garoto propaganda’ de tirar o chapéu: o governador Ratinho Junior (PSD). Um vídeo divulgado nesta semana pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, mostrou o governador fazendo compras em um estabelecimento em Alvorada do Sul. Entre os itens adquiridos estava o doce de amendoim produzido em Borrazópolis que ganhou elogios de Ratinho Junior. O governador, aliás, não é do tipo que se faz de rogado em matéria de comida. Ele inclusive pilota até o fogão a lenha da fazenda da família em Apucarana.

Enio mostra força

Deputado licenciado, o diretor-presidente da Itaipu Nacional, Enio Verri, vem se tornando uma peça-chave no PT estadual. Nesta sexta-feira, durante visita a Apucarana, onde participou de dois eventos - um encontro da Binacional com entidades beneficiadas com recursos e a posse dos diretórios municipais do partido -, Verri mobilizou um grande número de prefeitos e lideranças do Vale do Ivaí. O novo posicionamento da Itaipu em ampliar alcance de seus programas deu grande visibilidade ao petista. “Foi uma determinação do presidente Lula que eu licenciasse do cargo de deputado e assumisse a Itaipu justamente para coordenar esse compromisso de atender todo Paraná”,diz