O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), está propondo uma audiência pública para debater soluções para o setor madeireiro, o mais impactado no estado pela tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O deputado se reuniu ontem com empresários do setor em Telemâco Borba, município polo do setor. “É uma situação bastante complexa, que precisa ser debatida com profundidade. Tudo aquilo que estiver ao alcance da Assembleia será feito com a máxima urgência para amparar o setor e preservar empregos”, afirmou. Segundo o parlamentar, a audiência deve reunir deputados estaduais e federais, representantes do Governo do Estado, do Porto de Paranaguá e empresários do setor. O deputado federal Beto Richa (PSDB) e a prefeita de Telêmaco Borba, Rita de Paula Araújo (PSD), também participaram do encontro.
Prêmio Gestor
Apucarana figura novamente entre os municípios que se destacaram Prêmio Gestor Público Paraná, que é promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná e dá visibilidade a bons projetos da administração pública. O programa “Libras nas Escolas”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação e que adota o ensino da língua brasileira de sinais para todos os estudantes da rede - surdos e ouvintes -, se destacou na categoria ‘acessibilidade e inclusão’. A cerimônia de encerramento do 13º Prêmio Gestor Público Paraná será realizada no dia 21 de outubro, às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná. Apucarana já foi agraciada várias vezes com o prêmio.
Investimento em Arapongas
Arapongas está em vias de receber um investimento de R$ 250 milhões para instalação de uma nova empresa. Os ajustes finais foram tratados nesta semana no Palácio Iguaçu, em um reunião seguida de almoço entre o prefeito Rafael Cita (PSD), empresários, o superintendente da SAM da Casa Civil, Sérgio Onofre e o governador Ratinho Junior (PSD). O prefeito ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas as negociações em torno do empreendimento estão em andamento desde fevereiro deste ano. Espera-se para os próximos dias o anúncio do investimento.
Estrada autorizada
O subchefe da Casa Civil, Lúcio Tasso, confirmou ontem em entrevista a rádio Nova Era, a aprovação do projeto de pavimentação da Estrada da Laranja Doce, trecho de 12 km que liga Borrazópolis ao distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis, passando também pelo território de Cruzmaltina. O projeto foi formatado pelo ex-prefeito de Borrazópolis, Dalton Moreira (PSD), e encampado pela atual administração e também pelo prefeito de Cruzmaltina, Maurício Bueno (PSDB). O governo Ratinho Junior, destacou Tasso, está priorizando justamente as ligações entre municípios no programa de pavimentação das estradas rurais em andamento.
Código de Ética da Assembleia
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), promulga na próxima segunda-feira (22) o primeiro Código de Ética e Decoro Parlamentar da Casa de Leis. Com isso, o projeto de resolução se torna oficialmente a normativa que orientará os princípios éticos e as regras de decoro atinentes à conduta dos deputados estaduais. A elaboração do código, segundo afirma o presidente da casa, veio para corrigir ambiguidades e omissões do Regimento Interno. “E deixar bastante claro quais infrações são passíveis de quais punições”, diz. Neste ano em particular, vários bate-bocas na Assembleia colocaram essas falhas do regimento em evidência.