O vice-governador do Paraná, Darci Piana, recebeu ontem uma comitiva de empresários da área de varejo de Apucarana. Os comerciantes fazem parte do projeto de revitalização da Rua Ponta Grossa — uma iniciativa da Fecomércio, Sebrae, Sivana e Prefeitura de Apucarana —, e participaram do programa “Safári Urbano”, que é voltado a ações de fortalecimento do comércio local, à troca de experiências e à aproximação institucional entre o setor produtivo e o poder público. A presidente do Sivana - Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana, Aída Assunção, acompanhou a comitiva local. “Essa visita reforça a importância do projeto da Rua Ponta Grossa e mostra que ele tem o apoio do governo estadual”, destacou Aída.
Praça na mira de Danylo
O vereador Danylo Acioli (MDB), colocou ontem o ‘dedo na ferida’ da área central
de Apucarana e fez várias críticas a Praça Interventor Manoel Ribas, a chamada Praça do Redondo. “A praça não pode ser pousada de vagabundo. Precisamos abrir a praça para fazer algo parecido com o que foi feito na Praça do 28, para colocar estacionamento e melhorar o eixo de crescimento da cidade”, destacou o vereador. O problema da Praça do Redondo, aliás, está longe de ser uma novidade e é considerado um desafio urbano em Apucarana já há décadas. Há alguns anos, o problema era sanitário, por conta da sujeira deixada pelas andorinhas. Atualmente, a questão que pega é a segurança.
Prefeitos com Ratinho Jr
Vários prefeitos do Estado seguem para Curitiba hoje para abertura do do I Congresso dos Municípios do Paraná. O evento é promovido pela AMP - Associação dos Municípios do Paraná e Assomec - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) participa da abertura do evento. O congresso vai debater os impactos da reforma tributária nos municípios e as políticas públicas de proteção às mulheres. Durante sua fala, o governador Ratinho Junior também também deve anunciar novos investimentos para os municípios. Vários prefeitos do Vale do Ivaí confirmaram participação.
Bebidas alteradas
A deputada estadual Flávia Francischini (União Brasil) protocolou na última sexta-feira (03) um projeto de lei que estabelece as penas a serem aplicadas aos produtores e estabelecimentos que comercializarem bebidas adulteradas e falsificadas. De acordo com o projeto, as penalidades vão de multas até a cassação da inscrição no ICMS. A deputada acrescentou que o projeto vem para somar a outros que já tramitam na Casa. “É necessário que a legislação e as penalidades sejam claras para que a fiscalização desses estabelecimentos seja mais efetiva”, afirmou a deputada. A venda de bebidas adulteradas e falsificadas vêm ganhando contornos de epidemia nacional.
Eleições suplementares
Três municípios do Paraná elegeram novos prefeitos no domingo. Em São João, com 55,42% dos votos válidos, Joni Zanella Ferreira (PL) foi eleito prefeito. Em São Tomé, foi eleito João Paulo Travassos Raddi (João Paulo Fogo), do Republicanos, com 58,19% dos votos válidos. Já em Cruzeiro do Iguaçu, com 55,45% dos votos válidos, Jean Carlos (Republicanos) se elegeu prefeito. Nos três municípios, a menor abstenção foi em Cruzeiro do Iguaçu, onde apenas 13,24% dos eleitores não compareceram às urnas. A maior abstenção foi em São Tomé, com ausência de 20,31% nas urnas. Os prefeitos eleitos devem ser diplomados até o dia 24 de outubro, mas o procedimento deve ocorrer antes.