COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Faxinal assina convênio com Incra

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2025 | Atualizado em 20 de outubro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Hermes Santa Rosa (PSD) assinou ontem, na sede da Superintendência do Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Curitiba termo de cooperação técnica para atuar nos assentamentos do município. O prefeito foi recebido pelo superintendente Nilton Bezerra Guedes com quem discutiu programas de fomento a agricultura familiar. Na oportunidade, foi liberado aos servidores qualificação nos sistemas do Incra para que muitas questões relacionadas ao assentamento possam ser resolvidas no próprio Município. Segundo prefeito, o convênio garante maior agilidade no atendimento às famílias. Além de assentamento no próprio território, Faxinal também atende a moradores de assentamentos de municípios vizinhos, de modo que o convênio tem grande alcance.

Liminar cala Leugi

O vereador Lucas Leugi (PSD) está impedido de fazer novos comentários a respeito do suposto caso de assédio que teria ocorrido na Prefeitura de Apucarana por força de decisão judicial. O vereador revelou ontem, na sessão itinerante realizada pelo legislativo, que uma liminar o proíbe de falar novamente sobre a questão. “Decisão judicial a gente cumpre”, comentou, acrescentando, no entanto, que vai impetrar mandado de segurança para recorrer da medida. Até por ter imunidade parlamentar, o vereador espera reverter a restrição. A situação denunciada por Lucas durante sessões na Câmara está sendo investigada e é alvo de procedimento administrativo.

Inovação em Ivaiporã

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD), está preparando para fim de novembro, a inauguração da Incubadora Tecnológica. A estrutura é uma aposta do prefeito para fixação de mão de obra especializada, saída das universidades do município, e geração de empregos qualificados. “É a entrada de uma nova era para Ivaiporã”, acredita o prefeito Carlos Gil, acrescentando que o fortalecimento da cultura de inovação também terá respaldo da Secretaria de Inovação, uma nova pasta que ele pretende criar e que vai funcionar dentro da incubadora. “Até porque a Prefeitura também vai ser um cliente da incubadora, encomendando soluções para o município”, comenta Gil.

Magon garante recursos

O prefeito de Novo Itacolomi, João Pedro Magon (PSD), anunciou ontem a viabilização de R$ 3,8 milhões junto a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) para obras de recape asfáltico. O recurso foi garantido pelo secretário Guto Silva durante agenda do prefeito na semana passada. Magon destaca que o aporte garantir 45 mil m2 de recape. O prefeito também esteve em Curitiba para tratar de um convênio com a Fomento Paraná para formatação de parceria para oferecer linhas de crédito no município. “Queremos que os micro e pequenos empresários tenham acesso facilitado a essas linhas, que tem juro baixo e empréstimo facilitado”, comentou o prefeito, que ainda esteve na Sanepar. Agenda cheia.

Richa nas pesquisas

O ex-governador Beto Richa (PSDB) teve o nome sondado em recente pesquisa de intenção de votos na disputa ao Palácio Iguaçu e ficou satisfeito com os resultados. Atualmente ocupando uma cadeira na Câmara Federal, ele apareceu com 12,5% e 17,5% dos votos em primeiro turno em um dois cenários da Pesquisa Futura Inteligência, chegando até 28,5% no segundo turno, a depender do adversário. Ele avaliou os números como “um reconhecimento do povo paranaense” e afirmou que, apesar de se sentir preparado para uma eventual nova disputa eleitoral, “não pode ser candidato de si mesmo”.