COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Governo estadual reúne prefeitos para debater sustentabilidade e inovação

Da Redação

| Edição de 11 de novembro de 2022 | Atualizado em 11 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Governo estadual reúne prefeitos para debater sustentabilidade e inovação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governo do Estado, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) vão reunir prefeitos e gestores dos 399 municípios do Paraná entre os dias 16 e 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (Oeste), com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade. O evento “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população” terá workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon. Segundo o governador Ratinho Junior (PSD), o encontro será fundamental para alinhar as diretrizes dos próximos anos nessa área com os municípios. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses e do Estado como um todo em diversos rankings demonstra que estamos no caminho correto, e queremos continuar evoluindo”, afirmou Ratinho Junior.

Novo pedágio 

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) encaminhou ao coordenador do governo de transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), documento em que solicita formalmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Ministério da Infraestrutura a suspensão imediata dos processos de licitação para a concessão das rodovias do Estado. O encaminhamento foi feito pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT). 

Cronograma 

O lançamento do novo edital de licitação das rodovias federais do Paraná estava previsto para ocorrer este ano. Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, o Ministério de Infraestrutura informou que o cronograma depende agora do governo eleito. Arilson Chiorato afirma que a Frente Parlamentar é contra o modelo proposto atualmente. Segundo o deputado estadual,  o

futuro pedágio “vai ser mais caro, com mais praças e com tempo de contrato maior do que era”. 

Capela mortuária 

Uma ocorrência policial dentro da Capela Mortuária de Apucarana levantou debate sobre a necessidade de ampliar a segurança no local, principalmente à noite e madrugada. Uma família que estava participando de um velório foi surpreendida por dois jovens, que estavam brigando na rua e acabaram invadindo o espaço público. Um deles estava armado com  uma faca. A confusão foi generalizada e a Polícia Militar (PM) foi chamada. A família, que chegou a contratar dois seguranças particulares para seguir com o velório, reclamou de insegurança. A Autarquia Municipal de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) classificou o caso como “atípico” e afirmou que uma empresa contratada pelo município faz a segurança com vigias no local. 

Plantio de árvores 

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre da Silva (PSC), esteve reunido nesta semana com representantes de clubes de Rotary (Arapongas Beija-Flor, Arapongas Arapongão e Arapongas Amanhecer). Na oportunidade, ele conheceu o projeto “Plante Vida”, que tem foco na área ambiental, e propõe o plantio de mudas de árvores nas áreas urbanas. “Vamos receber o plantio de diversas mudas ao longo de um ano. Firmamos esta parceria pensando nas nossas futuras gerações e no bem do meio ambiente”, disse o prefeito de Arapongas.