O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta semana, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a decisão do Ministério da Educação que indicou a criação de quatro novos cursos de medicina no Paraná. Foram pré-selecionadas 142 cidades dos polos regionais de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí, Apucarana, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Ivaiporã. “Uma notícia extremamente importante do Ministério da Educação para a sociedade paranaense dentro do programa de expansão das faculdades de medicina dentro do país”, disse. Para Romanelli, a criação do cursos de medicina por instituições privadas contribui para suprir uma grande demanda no interior do Paraná que é a falta de médicos para atender os pequenos e médios centros urbanos.
Sessão com pauta definida
A Câmara de Vereadores de Apucarana já tem definida a pauta de matérias que vão à votação na sessão ordinária da próxima segunda-feira. Estão na ordem do dia dois projetos de lei e quatro requerimentos, todos eles de iniciativa dos próprios vereadores. O projeto de lei do vereador Luciano Facchiano (PSB) institui no município o Prêmio Agricultor Destaque. Já o projeto do vereador Marcos da Vila Reis (PSD) institui no calendário oficial de Apucarana o Dia do Nascituro, que visa o desenvolvimento de atividades em defesa da vida desde a sua concepção no seio materno.
Câmara em campanha
Por falar em Câmara, a fachada do Legislativo apucaranense segue iluminada em comemoração ao Outubro Rosa. As lâmpadas rosas foram colocadas no último dia 2 por uma iniciativa do presidente Luciano Molina (PL) e demais vereadores, em parceria com a Procuradoria da Mulher. Além disso, o site da Câmara também ganhou o tom rosa em seu layout e continua com a cor - símbolo da campanha - até final do mês. Para Molina, o objetivo das ações é chamar a atenção sobre a importância da realização de exames e do diagnóstico precoce para o tratamento do câncer de mama.
PDT e PSB juntos
Um encontro nesta semana entre os presidentes nacionais do PDT, Carlos Lupi, e o do PSB, Carlos Siqueira, em Brasília, definiu que os partidos de esquerda irão juntos nas eleições municipais de 2024. A aliança deve mudar o mapa político nas sete maiores cidades do Paraná, principalmente em Curitiba, onde Goura Narataj (PDT) e Luciano Ducci (PSB) articulam disputar a Prefeitura da Capital. Carlos Siqueira admitiu nas redes sociais que a aliança para 2024 é uma preparatória para a celebração da Federação entre os partidos na campanha eleitoral.
Pré-candidato em Rosário
O vice-prefeito de Rosário do Ivaí, Anízio César Lino Silva (sem partido), mais conhecido como César do Anízio, confirmou nesta semana sua pré-candidatura a prefeito nas eleições do ano que vem. Ele conta com o apoio do grupo político do prefeito Ilton Kuroda (PSD). Além de vice-prefeito, César do Anízio já foi vereador e se destacou nesta administração como secretário de Saúde. Ele é de uma família tradicionalmente política, sendo sobrinho do ex-prefeito de Grandes Rios e ex-deputado estadual Edson Silva Lino e da ex-prefeita Suely Esther Silva Lino. Também é primo do ex-prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino.