COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Kaloré garante investimentos

Da Redação

| Edição de 04 de setembro de 2025 | Atualizado em 04 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Kaloré, Washington Luis Silva (PSD), recebeu ontem dois caminhões caçamba adquiridos via Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). O investimento passa de R$ 1,4 milhão totalmente custeado pelo governo estadual. “Kaloré é a primeira cidade do Vale do Ivaí a receber estes recursos”, destaca o prefeito, adiantando que tem mais por vir. “Também vão chegar mais duas máquinas que irão compor a frota. Foi um grande investimento e estamos trabalhando forte para que nossa cidade volte a ser referência. Estamos concluindo a primeira parte do asfalto rural, recurso que quase perdemos junto à Itaipu, mas conseguimos recuperar e colocar na estrada. E em breve também teremos mais recursos chegando para nossa população”, finalizou o prefeito Washington, destacando a ação do governador Ratinho Jr no apoio aos municípios.

Procuradoria em Jandaia

A Câmara de Jandaia do Sul vai dar posse hoje à noite,às 19 horas, à Procuradoria da Mulher. De iniciativa da presidente da Casa, a vereadora Adriana Jaime (MDB), que também vai assumir a coordenação do órgão, a procuradoria marca o posicionamento do legislativo na luta pelos direitos das mulheres. A posse conta com participação da deputada Cloara Pinheiro (PSD) que comanda a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) da Assembleia Legislativa do Paraná. Desde 2023 no cargo, a deputada virou uma referência nas políticas públicas femininas e já ajudou a articular a instalação de mais de cem procuradorias no legislativo municipal.

Mauá não quer praça

O vice-prefeito de Mauá da Serra, Lei Machado (Podemos), acompanhou anteontem, em Ponta Grossa, apresentação de resultados do plano de 100 Dias da concessionária PR Vias, responsável pelo lote 3, que inclui várias rodovias da região. Lei foi ao evento para entregar às autoridades presentes - o presidente da concessionária Keller Rodrigues e o ministro dos transportes Renan Filho - ofício solicitando mudança da nova praça de pedágio prevista para Mauá da Serra. Lideranças estão apreensivas a respeito do impacto de um novo ponto de cobrança na economia do município. O prefeito Giva Lopes (União), inclusive, vem discutindo o tema desde a campanha eleitoral.

Francischini cede presidência

O deputado federal Felipe Francischini comunicou ontem, em nota oficial, sua renúncia à presidência do União Brasil do Paraná. A saída honrosa abre caminho ao senador Sergio Moro, que havia pedido intervenção no diretório, assumir a presidência da sigla. Na nota, Francischini afirma que ainda não definiu seu futuro, mas nos bastidores há uma forte conversa que o deputado seguirá para o Podemos. Moro ganhou espaço no União, mas ainda está longe de viabilizar sua candidatura ao governo do Estado. O PP, que integra recém-criada federação com União, já deu sinais claros que não está empolgado com esse projeto.

Impasse na federação

Tanto a coisa não vai bem alinhada na nova federação que após o União Brasil definir que o senador Sérgio Moro irá comandar o partido no Paraná, o deputado federal Ricardo Barros (Progressistas-PR) divulgou nota oficial informando que ainda não existe consenso para definir quem vai comandar a Federação União Progressistas no Estado. Segundo o PP: a “falta de consenso reflete na impossibilidade do registro de candidatura ao Governo do Estado, na Justiça Eleitoral”. Anunciada no final do agosto, a Federação União Progressista nasceu com a maior bancada de deputados na Câmara Federal, maior número de prefeitos e as maiores fatias do fundão para campanhas e despesas partidárias. Ou seja, tem muita bala na agulha.