COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Klava recebe homenagem no Pirapó

Da Redação

| Edição de 21 de julho de 2025 | Atualizado em 21 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O jornalista Nilson Klava, da Globo, recebeu neste domingo (20), em Apucarana, o título de Cidadão Benemérito do município. Aprovado no ano passado, o projeto de lei foi proposto pelo ex-vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), tio do jornalista, e hoje assessor da Casa Civil na região. A entrega da honraria ocorreu em evento familiar no Distrito do Pirapó, a pedido do jornalista. Nilson é nascido em Apucarana e viveu a infância no distrito, onde residem familiares. Âncora do telejornal Em Ponto, da GloboNews, e comentarista do Jornal Hoje, onde também é apresentador em esquema de rodízio, até a semana passada, Klava está com as malas prontas para Nova York, onde vai assumir o posto de correspondente da TV Globo nos Estados Unidos, e aproveitou o fim de semana para visitar a família.

Recursos para o esporte

Presente ontem no lançamento do programa municipal Bolsa Atleta, a vereadora Eliana Rocha (Solidariedade) revelou a viabilização de recursos de R$ 200 mil para contribuir com estruturas de esporte em Apucarana, via gabinete da deputada estadual Flávia Francischini (União). Os recursos foram obtidos pela parlamentar e pelo presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB) durante passagem por Curitiba no último mês. A verba é destinada a instalação de uma quadra de basquete e uma academia ao ar livre. O prefeito Rodolfo Mota (União), que já assinou ofício referente ao recurso na semana passada, decidiu instalar os equipamentos no Lago Jaboti, um espaço de prática esportiva ao ar livre muito frequentado pela população.

Ditão programa Natal

Passado o primeiro semestre, as prefeituras da região já começam a se preparar para o fim de ano. O prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), por exemplo, reuniu ontem vários diretores de departamento para dar início ao planejamento das ações do Natal Luz 2025. A programação de fim de ano em Jandaia é uma tradição e, segundo o prefeito, a ideia é que continue sendo uma referência positiva para o município, estimulando a economia. “O Natal Luz já faz parte do calendário de Jandaia. É um evento que une as pessoas, valoriza o comércio e deixa nossa cidade ainda mais bonita e acolhedora”, diz. Nos próximos meses, novas reuniões serão realizadas para definir os detalhes da programação e dos investimentos.

Novo projeto em Arapongas

O superintendente de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, está articulando a implantação de um novo programa de saúde bucal em Arapongas. De autoria do vereador Levi Xavier (PSD), o projeto quer ofertar de tratamento ortodôntico gratuito para alunos da rede pública. Onofre já apresentou a idéia ao secretário estadual da Educação, Roni Miranda, e ao prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD). “Estamos trabalhando para viabilizar um convênio entre o município e o Estado. Arapongas já possui uma excelente estrutura na área odontológica, o que facilita a implantação do projeto”, destacou Sérgio. Enquanto prefeito de Arapongas, Sergio emplacou um projeto semelhante, mas na área de saúde ocular. Deu tão certo que o governo do Estado está replicando.

90 cirurgias por hora

O Paraná vem realizando, em média, 2,1 mil cirurgias eletivas por dia, quase 90 por hora. Os números estão sendo divulgados e comemorados pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que destaca o avanço do programa Opera Paraná, criado justamente para diminuir a fila de espera. Os números colocam o programa como o maior do país em procedimentos eletivos. “O Paraná está vivendo um tempo histórico na saúde”, comenta o secretário, acrescentando que mais de R$ 1 bilhão já foi investido. Para chegar ao resultado, a estratégia da secretaria foi intensificar parcerias com os municípios, que são os responsáveis por encaminhar pacientes, e ampliar a capilaridade dos prestadores de serviço. Vem dando certo.

MAIS LIDAS